Alerta: Golpes utilizando o nome da Prefeitura de Gaspar cada vez mais comuns

Atenção: A Prefeitura Municipal avisa à população que não deve informar seus dados e de seus familiares, ou entregar documentos a funcionários da Prefeitura sem confirmar a necessidade da entrega e a identidade do funcionário. O cidadão precisa pedir por um crachá de identificação do servidor e confirmar com a Prefeitura se o mesmo está creditado a receber informações. E mesmo se as respostas forem positivas, não deve, em caso nenhum, entregar documentos próprios ou cartões de auxílio, como Bolsa Família. Também não deve repassar senha pessoal.

Golpe do Bolsa Família

Apenas nesta última semana, duas mães que recebem o auxílio do programa social Bolsa Família, relataram que foram procuradas por duas senhoras que se diziam da Prefeitura e precisavam realizar o recadastramento das famílias no programa federal. Uma das mães, inclusive, repassou senha e cartão de saque às golpistas. O dinheiro do benefício foi retirado em seguida. No segundo caso, a vítima não repassou o cartão às senhoras.

"Não existem intermediários entre cidadão beneficiado e Caixa Econômica Federal quando o assunto é o cartão do Bolsa Família. Dúvidas com senhas, perda ou furto do mesmo, devem ser retiradas diretamente na Caixa Econômica Federal", esclarece a assistente social Eloíza Probst, funcionária da Secretaria de Desenvolvimento Social.

O recadastramento das famílias pode ser feito apenas com a funcionária da Secretaria de Desenvolvimento Social Elígia Maria Krauss. Cadastro e recadastro podem ser feitos durante todo ano e precisam ser realizados pessoalmente na Secretaria. "Aqueles beneficiados que mudarem de endereço ou transferirem os filhos de escola, precisam comunicar pessoalmente os novos dados. Se não o fizerem, perdem o direito ao benefício", afirma a responsável pelo cadastro Elígia Maria Krauss.

O programa Bolsa Família destina recursos a famílias carentes com filhos em idade escolar matriculados em escolas públicas e com renda mensal inferior a R$ 120,00. O programa prioriza gestantes e idosos.

Golpe do AHBC

Nesta semana, a Associação Habitacional Brasil Cidadão (AHBC) também precisou esclarecer que Prefeitura e associação não estão realizando cobranças dos cadastrados no Programa Crédito Solidário. Os pagamentos serão iniciados apenas após assinatura do contrato entre cidadão, AHBC e Caixa Econômica Federal.

Fonte: Secretaria de Desenvolvimento Social, fone: 3397-1094
           AHBC, fone 3332-2138, ramal 251.

Prefeitura Municipal de Gaspar
Rua Coronel Aristiliano Ramos, 435