Prefeitura investe R$ 140mil em equipamentos de TI

O Departamento de Informática da Prefeitura apresenta às 10h da manhã de hoje no auditório da Prefeitura Municipal de Gaspar os Investimentos realizados na área de Tecnologia da Informação da Prefeitura.

Desde 2005 foi feito vários investimentos no campo de Tecnologia da Informação da Prefeitura, principalmente na aquisição de equipamentos software. Mas como uma solução maior fazia-se necessária para atender os serviços municipais, a Secretaria de Administração e Finanças adquiriu uma solução de conjunto composto por servidor, unidade de armazenamento, unidade de backup e uma estrutura maior capaz de armazenar e gerenciar tudo isso.

Nas novas implementações foram investidos cerca de R$ 140 mil. O novo equipamento permite a interligação e integração entre Prefeitura e Secretarias, o que amplia a troca de dados e segurança das informações armazenadas. Atualmente já estão compartilhando informações com Prefeitura a Fundação Municipal de Esportes e as Secretarias Municipais de Agricultura, Turismo, Indústria e Comércio e Obras. A interligação com as Secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde, e SAMAE já está sendo providenciadas.

“Com os equipamentos anteriores, estávamos trabalhando em uma situação limite em que a qualquer momento, caso ocorresse uma falha a prefeitura inteira poderia parar de funcionar. Isto porque o equipamento que estava sendo usado não possibilitava um conserto rápido. Já a nova aquisição que fizemos gerencia toda a Prefeitura e além de garantir os trabalhos atuais, agrega outras possibilidades e funções, sem que se perca o investimento inicial. Ele é ampliável”,   explica o Diretor de Informática, Clóvis Hostins. Que conclui: “é mais segurança para os dados da Prefeitura, garantia de desempenho, melhor qualidade de serviço para os servidores, coisa que reflete diretamente no atendimento dos munícipes”.

Verificamos que é notória a dependência das organizações aos sistemas informatizados. Cresce a quantidade e a complexidade de sistemas computacionais que controlam os mais variados tipos de operações e o próprio fluxo de informações das organizações. A Administração Pública Brasileira está cada vez mais adotando o computador e a informação como “ferramenta” indispensável na busca da excelência na prestação de serviços. E com a atual Administração, ciente da importância de seu papel junto à comunidade Gasparense, não poderia ser diferente.