Rua Bonifácio Haendchen passa por melhorias e será asfaltada

A Prefeitura Municipal de Gaspar, através da Secretaria de Transporte e Obras, está efetuando o alargamento, macadamização e outras melhorias na Rua Bonifácio Haendchen (Morro do Serafim; antiga SC-414), no bairro Belchior Alto.

A solicitação das melhorias partiu do Prefeito Adilson Schmitt, atendendo ao pedido feito pela Associação de Moradores do bairro, que detectou a necessidade da realização das obras no local.

A Secretaria de Obras está executando as melhorias na rua desde a semana passada. A previsão é de que tudo esteja pronto dentro de 10 dias. Para cumprir o prazo e liberar o trânsito no local, a Secretaria trabalha com uma patrola e um trator no alargamento da estrada, uma carregadeira para fazer a limpeza das travessas, uma retroescavadeira na colocação de tubos e quatro tratores no transporte do macadame e da terra. Toda a rua será macadamizada e receberá nova tubulação.

A rua Bonifácio Haendchen é o caminho mais utilizado pelos moradores de Luís Alves que vão à Blumenau. “A rua estava comprometida e um pouco prejudicada devido ao grande fluxo de veículos que passam por ali. Com o serviço que estamos realizando, o acesso vai melhorar bastante”, informa o Secretário de Obras, Jacó Goedert.

No ano passado a rua já havia passado por melhorias que, agora, se fizeram novamente necessárias. Na época a rua “Morro do Serafim” recebeu a limpeza de valas, foi patrolada e macadamizada.

Na visita que o Governador – hoje licenciado – Luis Henrique da Silveira fez ao município quando este esteve de aniversário no ano passado, o Prefeito Adilson Schmitt pediu ao Estado auxílio para a pavimentação da rua Bonifácio que também é uma importante via de acesso para o nosso circuito das Águas, onde estão instalados mais de 10 parques aquáticos, os quais recebem turistas de todo o Brasil e do Mercosul.

Em junho de 2005 o Governador retornou ao município para prestigiar a 155ª edição da Festa de São Pedro Apóstolo, padroeiro de Gaspar, ocasião em que assinou o convênio entre Estado e administração, via Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), no valor de R$ 2,5 milhões, para pavimentação e drenagem pluvial de algumas ruas, entre elas a Bonifácio Haendchen. Parte desse valor foi repassado ao Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e para o Plano Diretor do Município.

Em fevereiro de 2006 os projetos conveniados e em andamento, aguardavam a posição final da Caixa Econômica Federal, Deinfra e Badesc. Em março o Badesc liberou R$ 2,5 milhões para a administração investir em grandes projetos. Do montante liberado, R$ 1,5 milhão será utilizado para drenagem e pavimentação asfáltica de ruas, entre elas a Bonifácio Haedchen.

A Licitação para que a rua seja pavimentada abre dia 2 de junho de 2006. A pavimentação poderá custar, no máximo R$ 1.450.000,00. Destes, R$ 1 milhão são provenientes do Badesc e R$ 450 mil advém de recursos próprios da Prefeitura Municipal de Gaspar.