Municípios aderem a Plano Diretor

A elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável nos municípios associados à AMMVI com população inferior a 16 mil habitantes (Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Rio dos Cedros, Guabiruba, Rodeio e Doutor Pedrinho) já dá seus primeiros passos.

No dia 25 de maio ocorre a reunião comunitária no município de Benedito Novo, às 19h, a exemplo da primeira reunião que aconteceu no dia 16 em Ascurra, com grande participação da comunidade.

Elaborado pelas prefeituras em parceria com a AMMVI, sob a coordenação do Arquiteto Luiz Alberto de Souza, o Plano Diretor visa criar diretrizes de desenvolvimento sustentável, objetivando cidades mais justas para as presentes e futuras gerações. Os trabalhos tiveram início no mês de março, tendo o seu lançamento oficial no dia 7 de abril. Da ocasião participaram o Prefeito de Gaspar e Presidente da AMMVI, Adilson Luis Schmitt, e os demais prefeitos da região. O lançamento ocorreu durante a reunião da ACAMMVI – Associação das Câmaras de Vereadores dos Municípios do Médio Vale do Itajaí, na Câmara de Vereadores de Pomerode.

No dia 26 de abril, na sede da AMMVI em Blumenau, foi realizada a primeira capacitação dos conselheiros municipais, que contou com a apresentação da revisão do Plano Diretor de Gaspar, explanado pela equipe técnica da Prefeitura e no dia 10 de maio aconteceu o 1° Seminário Temático dos Planos Diretores Participativos sobre Estratégias para o Desenvolvimento Local, ministrado pelo Prof. Dr. Carlos Alberto Cioce Sampaio.

Para agilizar os trabalhos, a equipe de cada prefeitura, juntamente com a equipe técnica da AMMVI e os conselheiros, estão realizando reuniões quinzenais. O desejo da equipe técnica da AMMVI, que está percorrendo as cidades, é de que até o final de junho todas as reuniões comunitárias já tenham sido realizadas. Neste mesmo tempo, a equipe está concentrada na coleta de dados e no mapeamento de informações disponíveis sobre cada município. A data limite estipulada pelo Ministério das Cidades para a conclusão dos trabalhos é outubro de 2006. Confira abaixo as datas e locais das próximas reuniões comunitárias:

25/05 %u2013 Benedito Novo %u2013 19h

26/05 %u2013 Botuverá %u2013 18h30min e Ascurra – 19h30min

29/05 %u2013 D. Pedrinho %u2013 19h

01/06 %u2013 Rio dos Cedros %u2013 19h30min

19/06 %u2013 Rodeio %u2013 horário a confirmar.