Mais de seis mil crianças participam do Movimento Distribuição de Leitura na Praça e Feira do Livro

Foram quatro dias de muitas atividades culturais para todos os públicos

A 18ª edição do Movimento de Distribuição de Leitura na Praça e a 16ª edição da Feira do Livro, preparada com todo carinho pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Diretoria de Cultura e Biblioteca Municipal Dom Daniel Hostins, atraiu mais de seis mil pessoas de todas as idades. As atividades iniciaram no dia 5 de e foram até a manhã de sábado, dia 8 de outubro.

Durante quatro dias, as crianças tiveram acesso gratuito a uma série de atividades e apresentações artísticas e culturais. No movimento de distribuição de leitura na praça, as tendas temáticas de contação de histórias receberam crianças de diversas escolas e Centros de Desenvolvimento Infantis – CDI da cidade. Os alunos que participam das tendas têm a oportunidade de escutar poesias, contos, histórias, todas contadas por profissionais que encantam através das palavras.

No total, foram mais de 20 atrações, entre os artistas estiveram presentes La Luna Cia de Teatro do município de Canelinha, palestra com autores Claudio Ledesma, escritora Regina Rennó, a escritora Marlene Gonçalves, Grupo de Teatro Cirandela, autora Carla Martins, Grupo Amigas da Leitura, escritora Anete Curte Ferraz, Dani Pamplona, o Grupo O Pequeno Circo de Variedades, entre outros.

Para a diretora de Cultura, Bruna Basei, o evento é uma forma de democratizar o acesso à cultura. “Nosso intuito é fazer com que nossas crianças tenham acesso à cultura e literatura da melhor qualidade. Estamos aqui pra isso, criar ambientes que democratizam o acesso a literatura e arte, para que cada vez mais sejam difundidas em todos os espaços”, declara a diretora.

O prefeito Kleber Wan-Dall comemora o sucesso do evento. “Foram quatro dias que a gente teve a nossa praça cheia de crianças, e isso foi lindo. O conhecimento é transformador, é o maior patrimônio que alguém pode ter. Entendemos a importância da leitura na construção de cidadãos conscientes e preparados para o mundo. Estamos investindo na ampliação dos meios pelos quais o estímulo a essa prática seja vivenciado plenamente, desde muito cedo, envolvendo todos os nossos alunos, desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental”, destacou o prefeito.