Gaspar amplia atendimento odontológico

Em apenas uma semana, nova equipe já realizou 188 consultas e fez 700 procedimentos odontológicos

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde deu boas-vindas a uma nova equipe de saúde bucal, que passou a atuar na Estratégia Saúde da Família (ESF) Rosa Maria Pereira, no Bairro Sete de Setembro. Em apenas cinco dias de atendimento, a nova equipe já realizou 188 consultas e fez 700 procedimentos odontológicos. Além disso, a equipe tem se dedicado a promover ações voltadas para as crianças das escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) da região e ao pré-natal odontológico das gestantes atendidas nessa unidade de saúde.

Composta por quatro profissionais, sendo uma cirurgiã-dentista e três técnicas em Higiene Dental, a equipe tem como objetivo proporcionar cuidado contínuo e abrangente no âmbito da Atenção Primária à Saúde. A equipe de Saúde Bucal assume uma importante função, realizando ações de promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde bucal. Por meio de atendimentos clínicos e orientações educativas, eles têm a missão de melhorar a qualidade de vida da população, prevenir e controlar doenças e problemas bucais, como cáries, gengivite, doença periodontal, traumatismos dentários, lesões bucais e até mesmo a perda dos dentes.

Além dos serviços oferecidos na Atenção Primária, há casos em que os pacientes precisam ser encaminhados para atendimento especializado no Centro de Especialidade Odontológica (CEO). O CEO é responsável por fornecer as principais especialidades necessárias à integralidade do cuidado em saúde bucal, incluindo serviços de diagnóstico bucal, com destaque para a detecção do câncer de boca e outras lesões, periodontia especializada, cirurgia oral menor, endodontia, odontopediatria e atendimento as pessoas com necessidades especiais.

Para quem necessita de atendimento odontológico, o primeiro passo é procurar a Unidade de Saúde mais próxima. Lá, os pacientes serão acolhidos por uma Técnica em Saúde Bucal, que dará encaminhamento às suas necessidades. A nova equipe está totalmente preparada para oferecer tratamento integral e gratuito, com o objetivo de prevenir e promover a saúde bucal de toda a população.

A manutenção de uma boa saúde bucal, por meio do acompanhamento profissional adequado, não apenas melhora a qualidade de vida, como também contribui para prevenir o desenvolvimento de problemas de saúde sistêmicos. Além disso, uma boa higiene bucal pode evitar infecções generalizadas originadas de problemas bucais.

O secretário de Saúde, Francisco Hostins Júnior, destaca o atendimento odontológico realizado no município. “Com a chegada da nova equipe de saúde bucal, o município fortalece sua atuação na área, ampliando o acesso aos serviços odontológicos e promovendo a saúde da população. A iniciativa representa um importante avanço no cuidado integral e gratuito em saúde bucal, reforçando a importância da prevenção e do acompanhamento profissional para o bem-estar geral”, finaliza o secretário.

Atendimento Odontológico

As Estratégias de Saúde da Família (ESFs) com consultórios odontológicos são: ESF Bela Vista, ESF Centro, ESF Poço Grande, ESF Figueira, ESF Belchior, ESF Santa Terezinha I, ESF Barracão I, ESF Rosa Maria Pereira, ESF Margem Esquerda I e II e ESF Gasparinho Quadro II.

Além dos consultórios nas unidades básicas, a Prefeitura possui o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) na Policlínica Municipal, com especialidades de odontologias de endodontia, periodontia, odontopediatria, necessidades especiais e buco-maxilo. É um serviço referenciado pela atenção básica (saúde bucal) quando há necessidade de atendimento na área especializada da odontologia.

Para as pessoas com mobilidade reduzida, a secretaria de saúde disponibiliza um consultório odontológico portátil. O consultório portátil consiste em uma pequena unidade móvel de viagem, em que estão acoplados instrumentos comuns de um consultório odontológico. O equipamento é levado pelo dentista e um técnico bucal até a casa do paciente e o profissional poderá realizar procedimentos como restaurações, periodontia, limpezas, profilaxias, entre outras. Em caso de tratamentos dentários mais invasivos, o paciente será encaminhado para uma ESFs mais próxima.