Gaspar Alto recebe atendimento odontológico

Consultas serão realizadas através do novo equipamento móvel

A partir desta quarta-feira, dia 15, os moradores do Bairro Gaspar Alto, passam a ter atendimento odontológico. Isso porque, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde adquiriu um consultório odontológico portátil. As visitas vão ocorrer a cada 15 dias, na Unidade Avançada de Saúde Gaspar Alto, de forma volante, com o objetivo de ampliar o acesso ao tratamento dentário preventivo e curativo da comunidade do local, que anteriormente precisava se deslocar para outro bairro.

O atendimento no Gaspar Alto foi iniciado com crianças. Dias antes de iniciar efetivamente com as consultas, uma equipe de odontologia da Estratégia de Saúde Família Gasparinho QUADRO, realizou uma triagem com os alunos da EEB Professor Rudolfo Günther. Neste primeiro momento, 15 crianças foram atendidas e iniciaram o tratamento.

O consultório portátil consiste em uma pequena unidade móvel de viagem, em que estão acoplados instrumentos comuns de um consultório odontológico. O equipamento é levado pelo dentista e um técnico bucal até a casa do paciente e o profissional poderá realizar procedimentos como restaurações, periodontia, limpezas, profilaxias, entre outras. Em caso de tratamentos dentários mais invasivos, o paciente será encaminhado para uma ESFs mais próxima.

Nas próximas semanas, o atendimento deverá ser realizado com todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do Gaspar Alto. Os moradores da região estão empolgados com a notícia. “Nós agradecemos pela implantação do consultório. A comunidade está feliz e maravilhada com o atendimento das profissionais. O bairro é distante e pra quem tem criança pequena é difícil ir até o centro da cidade”, comenta Janaína Heringer, moradora do Gaspar Alto.

Para o secretário de Saúde, Francisco Junior Hostins, o objetivo é promover uma saúde de qualidade para a população. “Não medimos esforços para assegurar aos gasparenses uma saúde humanizada e de qualidade. Estamos atendendo as pessoas com dificuldade de locomoção em suas residências e agora chegamos ao Gaspar Alto. Agradecemos demais a vontade dos nossos profissionais da odontologia em nos ajudar a fortalecer a saúde bucal de Gaspar”, pontua o secretário.

O prefeito Kleber Wan-Dall reforça que o atendimento odontológico é uma referência dessa administração e levar esse atendimento a comunidades mais afastadas do Centro é uma conquista. “Há alguns anos estamos investindo e ampliando os serviços de odontologia, assim como outras especialidades em saúde. A saúde sempre foi uma prioridade para nós e esse programa de odonto móvel vai auxiliar muito a nossa gente”, ressalta.

Foto: Elisiane Roden