Evento reforça Maio Laranja acontece nesse sábado

Programação do dia 13 envolve comunidade e ações socioculturais

Neste sábado, dia 13, acontece um evento aberto à comunidade visando reforçar os trabalhos voltados ao combate e prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação é realizada pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social. As atividade acontecem em frente à Unidade de Saúde do Centro.

A ocasião contará com caminhada e panfletagem de conscientização com crianças e adolescentes. Além de oficinas de saúde bucal infanto juvenil, atividades lúdicas com a assistência social do município, apresentação de projetos e atividades alusivas à campanha com a FMEL e apresentações artísticas com a Casa das Oficinas/Diretoria de Cultura.

A campanha do maio laranja acontece desde a aprovação da Lei Federal 9.970/2000 , que foi criada para levar a sociedade o compromisso coletivo de cuidar, para que a população infanto-juvenil, possa viver uma vida digna e com a garantia de seus direitos, sem violências.

As ações têm conscientizado a comunidade, ao longo dos últimos anos, sobre a luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. E também expor possíveis fatores de risco e meios que podem ocorrer à violência.

Em 2022, diversas atividades foram realizadas em diferentes bairros, abrangendo um número consistente de pessoas. A comissão responsável pela execução da Campanha “Maio Laranja 2022”, informou que em 2022 o alcance foi de 480 estudantes da rede municipal e aproximadamente 550 pessoas nos eventos dos CRAS e CREAS e FMEL.