EEB Ervino Venturi incentiva atividades sustentáveis com alunos

Escola inicia a campanha da coleta seletiva ‘Lixo no Lixo, Ervino no Capricho’

Reduzir a produção de resíduos, ampliar o aproveitamento de materiais recicláveis e orgânicos, bem como multiplicar ações de educação ambiental para alunos e toda a comunidade escolar são alguns dos objetivos do projeto ‘Lixo no Lixo, Ervino no Capricho’, implementado na escola Ervino Venturi, no Bairro Santa Terezinha. Serão mais de 260 crianças beneficiadas com as ações no educandário.

O projeto consiste na adesão dos alunos sobre a importância da coleta seletiva. A escola disponibiliza lixeiras para materiais recicláveis, sendo coletado plástico, papel, metal, vidro e vidro de conserva. Todo o material será pesado semanalmente e vendido para empresas responsáveis e o valor arrecadado será revertido para benefícios dos alunos.

Além disso, por meio do programa, serão promovidas ações de educação ambiental, coleta seletiva, oficinas, palestras, instalação de composteira, entre outras atividades que buscam capacitar alunos e professores, que se tornarão multiplicadores de conhecimento na comunidade escolar e no entorno da unidade. A primeira ação dos alunos já foi realizada, na quinta-feira, dia 9, os alunos realizaram uma visita no Ecoponto.

A diretora da escola, Ida Luciani Scottini, explica que todas as ações serão trabalhadas de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Eu como professora e agora gestora, acredito no potencial das pessoas, especialmente nas crianças. Os alunos da EEB Ervino Venturi vão vivenciar na prática os conteúdos da BNCC, que tanto falamos e agora nada mais justo que vivenciar e fazer corretamente. Eles vão perceber a relevância da contribuição de cada um na conservação do meio ambiente, como agentes e transformadores do meio e reconhecerem os efeitos das suas atitudes no mundo em que vivem”, explica.

O projeto é orientado pelos servidores do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) Gaspar, que realiza palestras na unidade, guia as visitas no ecoponto, além de auxiliar a escola com a realização da compoteira, visitas nas estações de tratamento de água e aterro sanitário.

O diretor-presidente do Samae, Cleverton João Batista, destaca a importância da educação ambiental replicada desde cedo às crianças. “Sabemos que crianças que sabem realizar o descarte correto de resíduos replicam esse conhecimento com a família e assim, teremos mais pessoas conscientes sobre a importância da sustentabilidade no nosso mundo. Estamos empenhados em propagar a educação ambiental de qualidade em Gaspar”, pontua o diretor.

A ação vem ao encontro dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS, que tem a finalidade de contribuir para a qualidade de vida da sociedade, promovendo a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) que é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade.