Coopergaspar

A Coopergaspar (Cooperativa de Agroindústria de Produtos Artesanais de Gaspar)  foi criada em maio de 2002. É composta por produtores rurais familiares que fabricam produtos de origem vegetal, principalmente geleias, pães, doces, cucas, queijinhos, etc. Cada integrante da Cooperativa tem sua unidade fabril, comercializando seus produtos em feiras, mercados ou no próprio estabelecimento. 

Desde a criação da Cooperativa, os associados já conquistaram grandes vitórias, como a regularização das rotulagens e obtenção da Inscrição Estadual, que lhes deram acesso a novos mercados e a tranquilidade de trabalhar sem temer a fiscalização. Também patentearam a sua marca para melhor proteção da Cooperativa.

A Secretaria de Agricultura, Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e Sebrae tem dado todo o apoio necessário para o melhor desenvolvimento deste empreendimento, organizando reuniões a cada mês para discutir diversos assuntos de interesse dos associados, bem como a realização de cursos profissionalizantes. A Vigilância Sanitária tem contribuído no sentido de visitas, orientações e cobranças periódicas nas unidades fabris de todos os associados, informando sobre a correta manipulação e higiene na fabricação dos produtos e na adequação das instalações para o processamento nas agroindústrias.