Centro de Hidratação e Atendimento à Dengue acolhe 133 pacientes em primeiro dia

Local atende pessoas com sintomas de dengue em Gaspar

O Centro de Hidratação e Atendimento à Dengue registrou 133 atendimentos durante a quinta-feira, dia 19, em seu primeiro dia de funcionamento. O local foi aberto após decisão da Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, devido ao aumento do número de casos suspeitos de dengue. A estrutura está localizada na Rua Coronel Aristiliano Ramos, 453, nos fundos, ao lado da Biblioteca Dom Daniel Hostins. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 15h.

No espaço, 107 pacientes já foram atendidos por médicos. Também foram realizados cerca de 450 procedimentos de enfermagem, incluindo coletas para sorologia da dengue (LACEN), testes rápidos de dengue e coletas de hemogramas. Dos 133 pacientes, 73 usuários precisaram de hidratação disponibilizada no local.

O Centro de Hidratação e Atendimento para a Dengue atende exclusivamente casos suspeitos da doença. É possível realizar avaliação clínica, testes e coleta de exames laboratoriais, além de assistência em saúde, inclusive com hidratação venosa para os pacientes. O atendimento contará com testes rápidos, que apresentam resultados em minutos, a fim de agilizar o diagnóstico e mitigar a possível evolução dos casos. Pessoas com sintomas como febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, dor de cabeça e manchas pelo corpo podem procurar o local.

O prefeito Kleber Wan-Dall, comenta sobre a dengue no município. “Nossa prioridade é cuidar da saúde e do bem-estar de cada cidadão de Gaspar e não estamos medindo esforços. Estamos adotando medidas preventivas e garantindo os recursos necessários para enfrentar essa situação de forma eficaz. A prevenção da dengue é uma responsabilidade compartilhada. Peço que todos se unam a nós nesse esforço coletivo”, reforça Wan-Dall.

A Secretaria de Saúde do município promove diversas ações para conscientizar a população, incluindo mutirões nos bairros, fumacê em áreas próximas de casos confirmados e ações educativas. Na Rede Municipal de Ensino, os alunos recebem orientações para a prevenção da doença.

A principal medida de prevenção da dengue é eliminar os criadouros do mosquito, mantendo plantas sem pratos, calhas limpas e niveladas, lajes secas, caixas de água fechadas ou teladas, ralos desobstruídos e limpos; guardar garrafas com o gargalo para baixo e acondicionar pneus em locais secos e cobertos. O uso de repelente também ajuda na prevenção da doença.