Boletim Defesa Civil – 13/10 – 19h

A Defesa Civil de Gaspar segue em estado de alerta por conta das chuvas no município. O nível do Rio Itajaí-Açu segue em queda e atingiu 6,6 metros às 19h. Desde às 3h desta sexta-feira, dia 13, onde o Rio atingiu seu pico de 7,48m, já desceu 88 cm.

Devido aos acumulados de chuva observados nos últimos dias, somados ao observado neste novo evento, a Defesa Civil alerta para o risco alto para deslizamentos. A equipe também orienta a comunidade não atravessar vias inundadas, seja a pé ou de carro.

Desde quinta-feira, dia 12, até o momento, foram atendidas 86 ocorrências, sendo 12 deslizamentos em propriedade particular, 11 deslizamentos em via pública, 41 alagamentos em via pública, 12 alagamentos em propriedade particular, duas quedas de árvore, quatro quedas de muro, três desalojados e um destelhamento. No total, desde o dia 3 de outubro, a Defesa Civil já atendeu 292 ocorrências.

Segundo levantamento da equipe da Defesa Civil, as ruas que registram alagamentos:

FIGUEIRA

Rua Angelina Mother

LAGOA
Rua Joaquim Alves de Andrade

O abrigo para pessoas, na Comunidade Santa Terezinha, na Rua Barão do Rio Branco, em frente a padaria Nicoletti, recebe atualmente 73 pessoas desabrigadas. Pessoas desabrigadas podem procurar o local e se necessário, guardar seus móveis lá também.

Para quem precisa de espaço para guardar os móveis, os abrigos da Escola Profª Dolores Luzia Krauss, no bairro Figueira, São Judas Tadeu na Margem Esquerda e a Escola Arnoldo Agenor Zimmermann, no Bela Vista, o atendimento segue normalmente. A comunidade do bairro Lagoa que precisar guardar seus móveis, acionar o telefone 47 99101-9335. No momento, temos 28 mudanças da comunidade divididas entre os abrigos.

As equipes da Prefeitura de Gaspar e da Defesa Civil permanecem em plantão pelo número 199 ou pelo WhatsApp (47) 99236 – 2147, realizando monitoramento constante das áreas de risco. A população pode acompanhar os alertas e informações através do site da Defesa Civil de Gaspar ou do aplicativo Alerta Gaspar, disponível para sistemas Android e iOS.

Vias interditadas:

Rua Fausto Dagnoni, Gasparinho;

Rua Vidal Flávio Dias, em frente a Scharamm Areias e Terraplanagem há água na pista.

Endereço do abrigo para pessoas desabrigadas:

Comunidade Santa Terezinha – Rua Barão do Rio Branco, Santa Terezinha.

Endereços dos abrigos de móveis:

São Judas Tadeu – Endereço: R. Pedro Simon, 2313-2315 – Margem Esquerda, Gaspar – SC,

EEB Professora Dolores Luzia dos Santos Krauss – Endereço: Rua Guilherme Sabel, 350 – Figueira

EEB Arnoldo Agenor Zimmermann – Endereço: Rua Adriano Kormann, 599, Bela Vista (Acesso pela Rua Selma Zimmerman

Sociedade Tamandaré – Rua Geral Poço Grande, 5300 – Lagoa (informações pelo telefone 47 99101-9335.)