Biblioteca Dom Daniel Hostin completa 49 anos com programação especial

Contação de histórias, oficinas, mesas redondas e muito mais celebram a cultura e o acesso à informação em Gaspar

Contação de histórias, espetáculos teatrais, oficinas e muito mais marcam o aniversário de 49 anos da Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin, que contará com uma programação especial. O evento teve início nesta terça-feira, dia 12, com uma formação para professoras dos Centros de Desenvolvimento Infantil (CDI) e seguirá nos dias 13, 14 e 27 de março. A iniciativa é da Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação e Diretoria de Cultura. Todas as atividades são presenciais e totalmente gratuitas, mas devido ao espaço limitado da biblioteca, é necessário realizar uma inscrição prévia pelo telefone (47) 3091-2203.

Lúcia Kistner, diretora da Biblioteca, comentou sobre as comemorações do aniversário. “A leitura, enquanto interação com o mundo é um ato de sensibilidade capaz de mudar horizontes. São 49 anos proporcionando acesso à informação e cultura para a nossa população. Nossos projetos de leitura alcançam jovens, adultos e crianças, e queremos, a cada dia, levar mais cultura para o nosso município”, destacou Lúcia.

Nos dias 13 e 27, o premiado ‘Grupo Amigos da Leitura’ realizará uma contação de histórias no espaço da Biblioteca, apresentando um espetáculo repleto de histórias, teatros e narrativas que prometem encantar as crianças presentes. No dia 14, a Biblioteca receberá a oficina ‘Conta que te conto, vivências e narrativas’ com Gilmara Goulart, projeto viabilizado pela Lei Paulo Gustavo de incentivo à cultura. Também no dia 14, ocorrerá uma mesa redonda com escritoras infantis catarinenses Ana Paula de Abreu, Caroline Carvalho e Nana Toledo, com o objetivo de discutir sobre conhecimento, cultura e a formação do leitor, tendo o mediador como sujeito primordial do processo.

Fundada em 18 de março de 1975, a Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin iniciou suas atividades durante a administração do prefeito Júlio Schramm. São quase cinco décadas de efetivo funcionamento como instituição pública voltada à educação, à cultura e ao lazer da sociedade gasparense.

Atualmente, suas prateleiras abrigam um acervo com mais de 56 mil livros, incluindo best-sellers, clássicos da literatura nacional e internacional, romances históricos, gibis, revistas, entre outros gêneros literários. Este ano, a Biblioteca está de cara nova, com espaços acessíveis e agradáveis após uma reforma realizada no local.

A Biblioteca também oferece a ‘Bebeteca’, um espaço destinado à primeira infância (até três anos), onde a sensibilização para a leitura é crucial para a formação de leitores competentes nas fases posteriores. Obras em braile também estão à disposição nesse espaço. Desde julho de 2012, os usuários podem verificar a disponibilidade de livros e outros materiais por meio do sistema Pergamum, que permite a consulta online de todo o acervo das unidades da rede.

Além disso, a Biblioteca Pública Dom Daniel Hostin, por meio de três projetos de leitura, ganhou reconhecimento internacional. O programa “O Brasil que lê”, realizado pela Cátedra Unesco de Leitura PUC-RIO, incluiu os projetos ‘Férias com Histórias’, ‘Café, Conto e Poesia’ e ‘Distribuição de Leitura na Praça’ como exemplos de programas que contribuem para a transformação social por meio da formação de leitores.