Alunos da rede municipal de ensino visitam o Ecoponto de Gaspar

Visita educativa conscientiza sobre descarte correto de resíduos

Cerca de 40 alunos da rede municipal de ensino de Gaspar participaram, nesta semana, de uma visita ao Ecoponto do município, como parte das atividades em comemoração ao Dia Internacional do Lixo Zero. A iniciativa, promovida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), teve como objetivo conscientizar os estudantes sobre a importância do descarte correto de resíduos e seu impacto no meio ambiente.

Durante a visita, os alunos receberam orientações de servidores do Samae sobre a separação correta dos diferentes tipos de materiais, como papel, plástico, vidro, metal e orgânicos. Além disso, agentes de endemias explicaram como o descarte correto de resíduos pode auxiliar no combate à dengue, uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que prolifera em ambientes com água parada.

A diretora de resíduos do Samae, Ângela dos Anjos, destacou a importância de realizar ações de conscientização ambiental junto ao público infantojuvenil. “É fundamental que as crianças e adolescentes aprendam desde cedo a importância de cuidar do meio ambiente e de descartar os resíduos de forma correta. Essa é uma forma de construirmos um futuro mais sustentável para todos”, afirmou.

As visitas ao Ecoponto são abertas a todas as escolas da rede municipal e podem ser agendadas antecipadamente pelo telefone (47) 3091-2095. O Samae e a Prefeitura de Gaspar acreditam que a educação ambiental é fundamental para a construção de uma sociedade mais consciente e responsável.

Ecoponto!

Para descartar resíduos no Ecoponto, basta que o consumidor apresente um documento com foto e o número da matrícula da fatura do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAMAE). O equipamento foi construído pelo SAMAE Gaspar e os investimentos foram de R$ 345 mil de recursos próprios. Desde a sua criação, a comunidade escolar pode conhecer o espaço.