Última ação da Campanha ‘Maio Laranja’ acontece no sábado (28)

Mais de 500 pessoas participaram das atividades promovidas pelo CRAS e CREAS do município

No sábado, dia 28, acontece o último evento da Campanha Nacional ‘Maio Laranja’, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Silvio Schramm, a partir das 8h até às 11h. Durante todo o mês, ações de conscientização discutiram a importância da prevenção e enfrentamento do problema da violência e abuso sexual contra as crianças e adolescentes, cerca de 500 pessoas participaram das atividades promovidas pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social e Conselho Tutelar.

A campanha tem o objetivo de informar e mobilizar a sociedade sobre a importância da prevenção e combate da violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes, e as ações tem conscientizado o público sobre a luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, além de expor fatores de risco e meios que podem ocorrer à violência sexual.

A proposta da campanha é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Em Gaspar, somente em 2021, o Conselho Tutelar do município, um dos órgãos responsáveis por receber denúncias, registrou 83 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes. Dados entre janeiro e 29 de abril, deste ano, aponta que 20 crianças ou adolescentes já tiveram seu direito violado.

Durante as atividades, às equipes do CRAS e Secretaria de Assistência Social realizam diversas atividades que servirão de alerta, prevenção e direcionamento para a comunidade em local, para que toda criança e adolescente tenha seu direito de ter o crescimento de forma segura. As ações iniciaram na Praça Getúlio Vargas e depois foram descentralizadas para demais bairros do município.

O prefeito Kleber Wan-Dall, comenta sobre a campanha. “Cuidar e proteger das nossas crianças e adolescentes é um dever de todos. Sabemos que muitas vezes o problema começa dentro de casa, com alguém que a vítima já conhece. Quando isso chega aos órgãos públicos, já chega como algo que já aconteceu, e o que queremos é trabalhar na prevenção, garantir que toda criança e adolescente o direito ao seu desenvolvimento de forma segura e protegida”, pontua Wan-Dall.

Como denunciar

As denúncias podem ser realizadas através do Disque 100 ou 180, pelo telefone do Conselho Tutelar (47) 3091-2308/(47) 99930-2722 ou Ministério Público (47) 3703-3844. A denúncia é anônima e, qualquer pessoa pode realizar.

Todas as formas de violência, especialmente a sexual, afetam o crescimento saudável de crianças e adolescentes. Se você tiver suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, denuncie! Isso pode ajudar meninas e meninos que estejam em situação de risco.

Atendimento CREAS

O atendimento às crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual é realizado por diversos órgãos e políticas públicas. Na Secretaria de Assistência Social, o atendimento ocorre principalmente através do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).

O serviço prestado pelo CREAS oferece apoio, orientação e acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. Compreende atenções e orientações direcionadas para a promoção de direitos, a preservação e o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais e para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de condições que as vulnerabilizam ou as submetem a situações de risco pessoal e social.

Assim o atendimento e acompanhamento são realizados através da acolhida; escuta; orientação e encaminhamentos para a rede de serviços locais; construção de plano individual ou familiar de atendimento; orientação sociofamiliar; atendimento psicossocial; apoio à família na sua função protetiva; identificação da família extensa ou ampliada, entre outros.