Programa Avança Gaspar completa quatro anos

Investimentos previstos ultrapassam R$ 300 milhões

O maior programa de investimentos da história de Gaspar completou quatro anos de lançamento nesta semana. O Avança Gaspar planta marcas importantes e transforma a realidade dos moradores que escolheram a cidade para viver. Os últimos anos foram marcados por iniciativas que promoveram melhorias significativas na qualidade de vida dos gasparenses, além de acelerar o crescimento e desenvolvimento de Gaspar. Investimento ultrapassa a marca de R$ 300 milhões em quatro anos.

Além das mais de 120 obras finalizadas, projetos estão sendo executados em todas as áreas e regiões de Gaspar. Somente neste ano, foram anunciados mais R$ 200 milhões em recursos, distribuídos de forma estratégica, para aplicação em iniciativas que promovam mais desenvolvimento e que serão aplicados em diversas obras previstas.

Entre as principais marcas deixadas pelo programa está a construção de umas das principais vias, aguardada há década por moradores, a Avenida Gaspar Helmuth Wehmuth, que liga os bairros Santa Terezinha e Sete de Setembro, que saiu do papel e hoje faz parte da rotina dos gasparenses.

Outras ruas, historicamente solicitadas pela comunidade e entregues com o Avança Gaspar foram: Rua Bonifácio Haendchen no Distrito do Belchior, Rua José Junges, no Arraial D’Ouro, Rua Rodolfo Vieira Pamplona no Gaspar Mirim, Rua Frei Solano, Itália, Porcínio Luis da Silva no Gasparinho, Rua João Russi, no Barracão, Estrada Geral Poço Grande no bairro Lagoa, Rua Anfilóquio Nunes Pires no bairro Figueira/Bela Vista, Rua Dr. Nereu Ramos no bairro Figueira, Rua Pedro Simon no bairro Margem Esquerda, Rua Itajaí no Sete de Setembro e Rua Barão do Rio Branco no Santa Terezinha.

Além de obras nas estradas, o programa também transformou outras áreas no município, como a reforma e construção de escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs), aumento no número de vagas na educação infantil, construção de três novas unidades de saúde, aumento na cobertura de atendimento odontológico, qualificação na rede hospitalar, entre outros.

O prefeito Kleber Wan-Dall, comemora os resultados do Avança Gaspar, desde sua criação. “Conseguimos em quatro anos, colocar Gaspar em outro patamar com as grandes obras já realizadas na nossa cidade. Quando assumi, firmei o compromisso de cuidar das pessoas e essa é uma das formas de se cumprir essa missão. O Avança Gaspar está levando serviços, obras, qualidade de vida aos gasparenses, nosso trabalho é tornar Gaspar uma cidade referência em diversos setores”, pontua Wan-Dall.

O Programa Avança Gaspar é composto por cinco eixos: mobilidade e infraestrutura, desenvolvimento sustentável, vida saudável, educação e gestão pública.

Eixo Mobilidade e Infraestrutura: As obras abrangem todos os cantos do município, que vão desde projetos de circulação viária, recuperação e revitalização de vias, abertura de novas ruas e iluminação pública. Já foram implantados mais de 50 km de ciclovias, sendo que outros 12,5km estão em execução.

Eixo Vida Saudável: Ações e investimentos da Assistência Social, Saúde, Esporte e outras áreas importantes. Nesta categoria estão elencados os avanços com a terceira idade como a hidroginástica, os grupos de danças e ginástica, as aulas de artesanato, os eventos de integração e esportivos, a criação do Fundo Municipal do Idoso, o Programa Laze em Foco e muito mais.

Eixo Educação: Propor avanços na qualidade de ensino, com a construção, reforma e ampliação de escolas e CDIs, aumentar o número de vagas na educação infantil, criação de projetos pedagógicos para aumentar a qualidade de ensino, uso da tecnologia nas escolas, além de criar políticas públicas que garantem formação continuada para os profissionais da educação, desde professores, auxiliares, merendeiras e outros; hora atividade do professor; e política de educação especial.

Eixo Gestão Pública: Nessa área foram implantados mecanismos como Atende Fácil, o escritório de projetos, a centralização do setor de compras, a transmissão ao vivo das licitações e, mais recentemente, o Modelo em Excelência em Gestão, do Governo Federal, agora chamado Gestão Gov. Tudo para dar ainda mais transparência e garantir a qualidade dos serviços ofertados pela Administração Pública.

Eixo Desenvolvimento Sustentável: Nessa área ações voltadas ao turismo, economia, geração de renda e emprego. Entres as conquista, está a homologação oficial de Capital Nacional da Moda Infantil, agora, o município projeta atividades voltadas para a área, campanha de incentivo ao comércio local, apoio à produtores rurais. A retomada de grandes eventos como a EXPOGASPAR. Entram nesse eixo obras voltadas ao turismo, como construção do Mirante e o parque Náutico.

Foto: Thiago Phillips