Procon de Gaspar realiza pesquisa de preços de Páscoa

Objetivo é orientar o consumidor e ajudar na economia nas compras

De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/SC), os catarinenses devem gastar, em média, cerca de R$ 228,42 durante a Páscoa, a data mais doce do ano, que ocorre no dia 31 de março. Pensando nisso, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência da Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor – Procon, realizou uma pesquisa de preços de itens de Páscoa, como ovos, barras e caixas de chocolate.

O objetivo da pesquisa é orientar o consumidor em suas decisões de compra para o período da Páscoa, ressaltando a importância da comparação de preços como a melhor forma de economizar.

Foram coletados os preços de 27 itens das marcas Nestlé, Garoto, Ferrero Rocher, Lacta e Kinder. A pesquisa mostra os preços mínimo e máximo dos produtos e destaca variações de preço que podem chegar a 75% nos ovos de Páscoa, 50% nas Caixas de Bombons e 43% em barras de chocolate. O levantamento foi realizado em cinco estabelecimentos comerciais e pode ser conferido em anexo.

A superintendente do Procon, Maiara Pola, reforça a importância de os consumidores compararem os preços praticados por diferentes estabelecimentos, considerando a relação qualidade, peso e preço do item. “Para aqueles que querem economizar devido ao orçamento estar apertado, as caixas de bombons e barras de chocolate são sempre boas opções para celebrar a data. E, como vimos que as diferenças de preços encontradas para alguns itens são expressivas, orientamos sempre a pesquisa antes de ir às compras para, dessa forma, conseguir economizar e não deixar passar a data em branco”, disse a superintendente.

Dicas para as compras

• Verifique sempre a data de validade e os ingredientes dos ovos de Páscoa;
  • Pondere o peso do ovo, não apenas o número, pois essa relação pode variar conforme o fabricante;
  • Fique atento ao comprar versões diet ou light, pois esses termos nem sempre significam que o produto é isento ou tem baixo teor de açúcar ou energia;
  • Confira a indicação de faixa etária e o selo de aprovação do Inmetro em ovos direcionados ao público infantil;
  • Exija sempre a nota fiscal do produto, essencial para trocas, garantia e eventuais reclamações.