Prefeitura reforça proibição de flores no cemitério

Nesta segunda-feira, cerca de 50 vasos com flores acumulando água foram retirados do local

A Prefeitura de Gaspar, através da Secretaria de Obras e serviços Urbanos, Diretoria do Cemitério Municipal e Controle de Endemias reforça sobre a proibição de vasos com flores nos jazigos do cemitério municipal. Nesta segunda-feira, dia 22, a equipe do cemitério realizou a remoção de cerca de 50 vasos de flores que estavam com água parada.

Além das flores, a equipe que realiza a limpeza do local também removeu outros objetos deixados no local, que também acumulam água, como: garrafas plásticas e de vidro destampadas e potes plásticos.

O Bairro Santa Terezinha, onde fica localizado o Cemitério Municipal é um dos bairros considerados infestados, com 45 focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypt, transmissor de doenças como Dengue e Chikungunya. Somente na ultima semana, 125 novos casos de Dengue foram confirmados em Gaspar, no ano, o município já contabiliza 348 casos da doença. Hoje o município se encontra em situação de emergência em saúde pública, por conta da dengue.

O Cemitério Municipal do Bairro Santa Terezinha conta com uma extensão de 37 mil m², e aproximadamente 5 mil jazigos. “É um espaço muito grande, e uma quantidade de jazigos bem alta para acompanharmos diariamente se todos os espaços estão sem objetos que acumulam água. Pedimos a compreensão da comunidade, e que se forem visitar os entes no cemitério, não levem flores e objetos que possam ajudar a proliferação do mosquito aqui na nossa cidade”, solicita o Secretário de Obras e Serviços Urbanos, Douglas Francisco Muller.

Centro de atendimento a dengue

Na última semana, iniciou os trabalhos do Centro de Hidratação e Atendimento à Dengue. O Centro atende exclusivamente casos suspeitos da doença, sendo possível realizar avaliação clínica, testes e coleta de exames laboratoriais, além de assistência em saúde, inclusive com hidratação venosa. Pessoas com sintomas como febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, dor de cabeça e manchas pelo corpo podem procurar o local.

O serviço funciona na Rua Coronel Aristiliano Ramos, 453, nos fundos, ao lado da Biblioteca Dom Daniel Hostins, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 15h.