Prefeitura reforça ações nos cemitérios para evitar proliferação da dengue

Segue a proibição da colocação de vasos de flores nos cemitérios municipais

‌Mesmo com as diversas ações para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o município segue em alerta máximo para a doença. Por esse motivo, a Prefeitura de Gaspar continua com intervenções nos dois cemitérios municipais, localizados nos bairros Barracão e Santa Terezinha. Permanece proibida a colocação de vasos e flores nas sepulturas durante o Dia de Finados, que ocorre na próxima quinta-feira, dia 2 de novembro, e durante todo o período de verão.

O pedido tem o objetivo de evitar que os cemitérios fiquem com objetos que possam servir como criadouros para o mosquito, contribuindo para a prevenção da dengue na cidade. Ambos os cemitérios foram considerados locais infestados devido ao alto número de focos encontrados nesses locais. Apenas na área do cemitério no Bairro Santa Terezinha, cerca de 69 focos do mosquito da dengue foram encontrados. Além disso, por estar localizado em um morro, o mosquito pode “voar” com as rajadas de vento em até 1 km, colocando toda a comunidade em risco.

Desde 2014, Gaspar conta com uma legislação que proíbe a colocação de vasos ou recipientes que acumulem água. No entanto, devido ao aumento considerável de casos, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, em colaboração com a Secretaria de Saúde, optou por remover todos os vasos de flores, sejam eles naturais ou artificiais, dos túmulos do cemitério. A intervenção total teve início em abril de 2022.

A Lei Nº 3613, de 2014, estabelece em seu artigo 34, inciso III: “No caso dos cemitérios tradicionais existentes, é obrigatório manter o jazigo limpo e em perfeito estado de conservação, sem a presença de vasos ou recipientes que possam acumular água estagnada.” O objetivo dessa medida é prevenir que os vasos acumuladores de água, presentes em mais de oito mil túmulos, se tornem criadouros de larvas do mosquito da dengue.

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos e da Secretaria de Saúde, reforça a limpeza nos cemitérios dos bairros Santa Terezinha e Barracão para receber o grande número de visitantes durante o período. Os laçais estarão com atendimento ampliado no dia 2 de novembro para receber a comunidade.

Nos dias que antecedem a data, os funcionários realizam serviços de roçagem, capina, limpeza, pintura e pequenas manutenções. A Secretaria de Obras é responsável apenas pela limpeza e manutenção das vias de circulação dos cemitérios, enquanto a manutenção dos túmulos é de responsabilidade dos familiares ou responsáveis.

O prefeito Kleber Wan-Dall explica que essa é uma forma de prevenir a doença durante o verão, seguindo as orientações dos técnicos em saúde. “Entendemos que o momento é de homenagens aos entes queridos que partiram, mas também precisamos ter um olhar atento para a saúde pública e evitar a disseminação da dengue. Estamos enfrentando um período crítico da doença. Não tivemos nenhum óbito, ao contrário de nossas cidades vizinhas, e é por isso que continuaremos combatendo a dengue em Gaspar”, enfatiza o prefeito.

Dengue em Gaspar

Em 2023, o município contabiliza 686 focos confirmados e 63 casos confirmados de dengue, além de um caso de Chikungunya. Além do bairro Santa Terezinha, a infestação de dengue também ocorre nos bairros Centro, Bela Vista, Coloninha, Figueira, Sete de Setembro e Margem Esquerda, todos com um grande número de focos.