Prefeitura orienta cidadãos sobre recadastramento do cemitério

Período para atualização segue até 30 junho deste ano

A Prefeitura de Gaspar, através do Cemitério Municipal reforça a comunidade sobre a importância do recadastramento dos túmulos do Cemitério Municipal. O Período de recadastramento seguirá ativo até o dia 30 de junho de 2024.

O valor do recadastramento dos jazigos segue da mesma maneira do último ano. Para a locação quinquenal (a cada cinco anos), para jazigos o valor é de 5 UFM e de 3 UFM para os gavetários. Para ossuários, o valor quinquenal é de 1 UFM para o familiar, e gratuito para um ossuário comunitário.

De acordo com o projeto aprovado na Câmara de Vereadores, os valores de concessão, tanto do túmulo, quanto do gavetário, podem ser parcelados em até 36x sem juros no boleto bancário, desde de que a parcela alcance o valor mínimo de 0,5 UMF (R$75,40). Como todo ano, o valor da Unidade Fiscal do Município (UFM), sofreu um pequeno reajuste, em 4,68%, agora fixado no valor de R$ 150,80 (cento e cinquenta reais e oitenta centavos).

O recadastramento é importante para manter os dados do responsável por cada jazigo atualizados e ter um maior controle da lotação do cemitério. O espaço estava com superlotação, o que motivou a tomada a decisão de realizar o recadastramento para verificar os túmulos que estavam abandonados.

A Prefeitura reforça também que o cemitério vem recebendo melhorias, e mais obras devem ser realizadas durante o ano. “No último ano concluímos a construção dos gavetários com capacidade para 320 sepultamentos, e já estamos com projeto para construir mais unidades. Também temos o projeto da construção de uma nova capela mortuária em andamento”, afirma o Chefe de Gabinete Luís Carlos Spengler Filho.

Para realizar o recadastramento, o cidadão deve comparecer no cemitério de segunda a sexta, das 07h30 as 12h e das 13h30 às 17h. O recadastramento, tanto do cemitério do Barracão, como do Santa Terezinha, são realizados no bairro Santa Terezinha. Somente o familiar listado como responsável pelos túmulos da família pode efetuar o recadastramento e emissão da guia.

Para informações, ou duvidas sobre o recadastramento, o cidadão pode entrar em contato com a coordenação do cemitério municipal, disponível no whatsapp 047 3091-2024.