Prefeitura orienta para o descarte correto de lixo e materiais

O acúmulo de lixo em terrenos baldios atinge principalmente o meio ambiente e impacta na saúde pública. A Prefeitura de Gaspar orienta a população para que faça o descarte adequado de lixo e entulhos e para que os proprietários de terrenos os mantenham limpos e cercados.

Terrenos baldios com lixo acumulado tornam-se local ideal para a procriação de animais peçonhentos como aranhas e cobras, além dos insetos transmissores de doenças como a dengue, chikungunya e febre amarela e pragas como ratos e baratas. O cuidado com limpeza em tempos de pandemia devem ser redobrados.

Plásticos, vidros, papéis, alumínios dentre outros podem ser colocados em lixeiras seletivas, já que no município há a coleta seletiva de lixo. Já os materiais como madeiras, móveis velhos, tecidos, colchões e etc., uma boa dica é reformá-los para serem reutilizados ou doados a quem necessita. Mas se o material descartado for entulhos e restos de construções, o ideal é a utilização de caixas coletoras onde empresas privadas fazem o recolhimento.

A manutenção de terrenos particulares como a roçada e limpeza de lixo deve ser de responsabilidade do proprietário. Em casos como este, onde um ponto torna-se local de descarte, a irregularidade deve ser denunciada à fiscalização da Prefeitura por meio do telefone (47) 3331-1890. O proprietário poderá ser autuado a pagar multa e realizar a manutenção, gerando um custo e esforço maior do que manter o espaço limpo.

Descarte de volumosos

O SAMAE – Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto possui o um programa que tem por objetivo dar um destino correto a resíduos sólidos volumosos de madeira (mobílias). Os móveis que estiverem em bom estado de conservação devem ser encaminhados para doação. Já os materiais que tiverem que ser descartados, o Samae os destinará a um aterro licenciado de resíduos volumosos e da construção civil para, quando possível, serem reciclados ou reutilizados.

Podem ser coletados objetos como sofá, colchão, armário, guarda-roupa, mesa e demais mobílias de madeira, inteiras ou desmontadas. Para solicitar o recolhimento dos objetos, basta entrar em contato com a Gerência de Resíduos Sólidos do Samae e registrar seu pedido por telefone ou pessoalmente. Horário de atendimento: das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

Cada remoção ficará limitada à quantidade de 1,5m³ por residência. O Samae não recolhe objetos que estiverem abandonados em vias ou terrenos baldios, a coleta é feita apenas mediante solicitação. Para cancelamento da requisição, a Gerência de Resíduos Sólidos deve ser contatada.

Caso haja necessidade de descartar materiais com volume maior do que o mencionado, caberá ao usuário contratar um serviço especializado para essa finalidade e arcar com os custos provenientes da contratação.

Antes de se desfazer de algo pense de forma ecológica. Pensar ecologicamente é se preocupar para onde vão as coisas após seu descarte e qual é o impacto causado sobre o meio ambiente. Além disso, objetos que você não quer mais podem ser reaproveitados por outras pessoas.

Mais informações: Gerência de Resíduos Sólidos do Samae de Gaspar, Telefone: 3332.1155