Cemitérios de Gaspar recebem mutirão de combate ao Aedes Aegypti

Nesta semana a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Obras e Serviço Urbanos, realizou um mutirão geral nos cemitérios municipais com objetivo de eliminar qualquer ponto de água parada. A intenção é elimnar possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

A dengue é uma doença infecciosa em que seus sintomas vão de dores de cabeça, nas articulações, nos músculos, fraqueza, febre até erupções cutâneas. Se não tratada, a doença pode evoluir para dengue hemorrágica podendo levar a morte.

A principal prevenção é a destruição do habitat do mosquito. Onde há água parada, pode ser um potencial local de proliferação do mosquito. Embora a fêmea da espécie prefira a água limpa, o trabalho é mais eficaz quando é eliminando qualquer objeto ou local que acumule água. Nos cemitérios, há muitos vasos de flores que a população deixa em homenagem aos seus entes queridos, mas que muitas vezes, acabam sendo o local favorito do mosquito.

Em uma ação conjunta com outras secretarias e órgãos públicos, a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos junto aos colaboradores dos cemitérios deram início ao mutirão. Nele, estão sendo recolhidos todo o lixo abandonado, vasos com água parada, flores artificiais velhas que também acumulam água e limpeza em geral. A ação realizada trará mais segurança para o local, mas é necessário sempre a conscientização de que seguir esses cuidados é um dever coletivo que preza pela saúde pública. A colaboração da população é imprescindível. Destaca-se algumas dicas para quem for frequentar não apenas estes espaços, mas vale também para nossos lares.

• Vasos, pratinhos e potes não devem ficar com água parada;

• Em caso de vasos fixos, fazer perfurações no fundo para que a água escoe;

• Plásticos, embalagens, e celofanes não devem permanecer no local;

• Evite deixar qualquer objeto que possa acumular água.

Para mais informações: Secretário Municipal De Obras E Serviços Urbanos. Jean Alexandre Dos Santos. (47) 3332 3502.