Cemitérios Municipais estão preparados para Dia de Finados

No próximo sábado, dia 2 de novembro, é o tradicional feriado do dia dos finados, também conhecido como “dia dos mortos” ou “dia dos fiéis defuntos”. Neste dia, há um grande fluxo de pessoas que se dirigem até o Cemitério Municipal, localizado na Rua Barão do Rio Branco no Bairro Santa Terezinha e o Cemitério localizado no bairro Barracão. A data nada mais é, que um momento que separamos para honrar a memória das almas de todos os amados que já morreram. O Cemitério Municipal atende a toda a população, disponibilizando a Casa Mortuária para os velórios e o enterro, com o auxílio dos colaboradores do órgão público.

No feriado deste sábado, o cemitério abrirá os portões a partir das 6h da manhã até as 20h. No local estarão disponíveis banheiros. Por conta do aumento do fluxo de veículos, os agentes do Departamento de Trânsito (DITRAN) estarão orientando os condutores. A movimentação no local já se intensificou muito durante esta semana, quando centenas de pessoas vão até os jazigos fazer a limpeza e manutenção dos túmulos para o feriado. “A orientação principal é a paciência, o local é feito para visitação, mas devemos manter respeito para que as pessoas possam prestar suas homenagens”, comenta Armando Baron, diretor do Cemitério Municipal.

É importante ficar atento ao clima do dia, que segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (CIRAN/EPAGRI), será quente com temperatura máxima de 31º e mínima de 19º com sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Para o dia também estão agendadas as tradicionais missas em alusão ao feriado. Na Paróquia São Pedro Apóstolo (Centro), haverá missa às 8h, e às 19h30min e às 9h30m na Capela Santo Antônio (Alto Gasparinho). Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Barracão) haverá missa na Matriz às 9h. Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição (Bela Vista) haverá missa às 18h na Capela Santa Bárbara (Águas Negras) e às 19h30m na Matriz. Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Belchior Alto), 8h terá missa na Capela São José (Arraial Alto) e às 9h30m na Igreja Matriz.

Responsabilidade de todos

Os Cemitérios dispõem de locais apropriados para o descarte de lixo. Por isso, recomenda-se que os visitantes forem limpar ou trazer objetos para os túmulos, que descartem o lixo de forma consciente.  Outro cuidado importante a se observar é com o acúmulo de água parada, que pode contribuir para a proliferação de mosquitos transmissores de doenças como a dengue. A orientação é evitar qualquer tipo de objeto que possa acumular água como vasos e sempre fazer a manutenção e limpeza, utilizando esponja e produtos adequados. Também orienta-se que seja dada preferência às flores naturais, que irão de decompor naturalmente após alguns dias e evitam o consumo de plástico e também o acúmulo de água da chuva.

Melhorias

Nos últimos dias foram realizadas diversas melhorias de infraestrutura no local. Na parte elétrica, as tomadas foram substituídas por novas e as luminárias antigas deram lugar a lâmpadas de LED. Também foram instalados dois refletores na parte externa, aumentando a luminosidade e segurança do ambiente. O piso da Casa Mortuária foi trocado. A pintura interna das paredes foi realizada e em breve se iniciará na externa. O estacionamento foi reformado e sinalizado.

Outras melhorias como a troca de como portas, maçanetas, mobílias e equipamentos também foram realizadas. “As melhorias para o local estão sendo realizadas gradualmente, mas que precisam ser feitas em horários estratégicos, como durante os velórios não é possível”, explica Jean Alexandre dos Santos, Secretário de Obras.

Sustentabilidade

Recentemente, a Secretaria de Obras que compreende o Cemitério Municipal, ministrou uma palestra para os colaboradores do espaço. No evento, foi abordada a questão da consciência ambiental e sustentabilidade. Com um projeto de tornar a Secretaria um ambiente mais sustentável, a ideia foi levada até o cemitério também. Orientações sobre reciclagem, economia de recursos, troca de copos descartáveis por retornáveis e cuidados com as pragas, como baratas e ratos foram abordadas.

Mais informações: Secretário de Obras e Serviços Urbanos, Jean Alexandre dos Santos, 3332.3502.