Educação investe na qualificação de profissionais

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Departamento de Educação, promove a capacitação dos funcionários das escolas da rede municipal de ensino e Centros de Desenvolvimento Infantil, para que o atendimento às crianças atenda aos padrões exigidos, permaneça em constante renovação e qualificação.

Até agora já aconteceram três encontros de Formação Profissional, alguns são contínuos e outros estão programados para serem realizados no segundo semestre. A primeira acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e orienta os zeladores e serventes nos cuidados necessários para o cultivo de uma horta com capacidade de abastecer a demanda de verduras e legumes da escola em que está inserida. “Os produtos cultivados nas hortas são mais saudáveis por estarem livre de agrotóxicos, por exemplo. Mas além da questão nutricional, as hortas também geram economia à escola ou CDI, exatamente porque a escola ou centro produz o que consome. E há também a toda a questão pedagógica que é trabalhada com os alunos, que semeiam, regam e acompanham todo o desenvolvimento da verdura e do legume”, assegura a Diretora de Alimentação, Márcia Pontes.

Em parceria com o SAMAE, aconteceu a capacitação sobre economia de água e métodos de reconhecimento de vazamento e outros problemas nas instalações hidráulicas. Dessa forma, os serventes, zeladores e afins também poderão primar pelo patrimônio e informar sobre eventuais problemas a serem solucionados.

De maio à novembro acontece a formação sobre relações interpessoais, postura no trabalho e maneiras de manipular   corretamente alimentos e utensílios de trabalho. Em julho acontecem as aulas práticas relacionadas ao tema. A formação tem o apoio da empresa Bunge Alimentos.

Neste período os responsáveis pelos CDIs também tiveram a oportunidade de conhecer a “Cabra Mecânica” – máquina que extrai o leite da soja -, seu funcionamento, a forma correta de armazenar o leite e distribuí-lo.

“É importante que os funcionários estejam aptos para o trabalho e qualificados. A educação não acontece só na base, mas também na capacitação dos profissionais”, expõe a Diretora.