Secretaria de Saúde amplia o número de salas de vacinação para Febre Amarela

A partir da próxima quarta-feira, dia 6, todas as Unidades de Saúde que possuem sala de vacina terão o imuno contra a Febre Amarela. Antes, a vacina podia ser encontrada apenas nas Unidades de Referência. Além disso, com o objetivo de ampliar a cobertura da vacina, a Unidade de Saúde do Centro terá horário estendido até às 19h.

O município se tornou área de recomendação em novembro do ano passado. Apenas duas mil pessoas procuraram a vacina nas Unidades de Saúde. A faixa etária recomendada é toda e qualquer pessoa acima de 9 meses. Pessoas acima de 60 anos e mulheres grávidas devem ter uma declaração de seu médico, que se pode ser obtida na própria Unidade de Saúde. O Secretário de Saúde Carlos Roberto Pereira, diz que o objetivo é vacinar o máximo de pessoas possível.

O horário das Salas de Vacinação (com exceção do Centro que fará horário estendido) é das 8h às 12h e das 13h às 16h. As Unidades com Sala de Vacinação são:

– ESF Bela Vista (Rua Adriano Kormann, 700, Térreo, Bela Vista)

– ESF Centro (Rua Augusto Beduschi, 130, Centro)

-ESF Figueira (Rua Rio Negrinho, s/n, Figueira)

– ESF Gaspar Grande (Rua José Anastácio da Silva, s/n, Gaspar Grande)

– ESF Sete de Setembro (Rua Arnoldo Bernardino de Souza, 75, Sete de Setembro)

– ESF Santa Terezinha (Rua Jacob Junkes, s/n, Santa Terezinha)

– ESF Barracão (Rua João Barbieri, 143, Barracão)

– ESF Belchior (Rua Germano Tillmann, 100, Belchior)

– ESF WaltrudesBósio (Margem Esquerda I) (Rua Pedro Simon, s/n, Margem Esquerda)

– ESF Vereador José Bonetti “Nino” (Gasparinho Quadro) Rua Fênix, 130, Gasparinho

– ESF Poço Grande (Rua Renato Manoel Peixoto, s/nº, Poço Grande)

Sobre a Febre Amarela

Segundo o Ministério da Saúde, a febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano. Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza.

A Febre Amarela é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, causador também da Dengue, Zika Vírus e da Chikungunya. O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. Ou seja, a doença só é passada pra frente quando o mosquito pica uma pessoa infectada, e após isso, pica outra pessoa, explica a Diretora de Vigilâncias em Saúde JiceliPetró.

O Secretário de Saúde diz que é importante ressaltar que os macacos não transmitem a Febre Amarela para os humanos. O fato de eles serem os primeiros a ficarem doentes, nos indica o alerta. “A melhor forma de prevenção é a vacinação e é gratuita”, finalizaCarlos Roberto Pereira.

Dia D contra a Dengue e Febre Amarela

No dia 16 de março, sábado, a Prefeitura de Gaspar, através da Secretaria de Saúde promoverá o Dia D contra a Dengue e a Febre Amarela. Durante a manhã, nossos Agentes de Controle de Endemias, Agentes de Saúde e voluntários estarão no Bairro Santa Terezinha para alertar a população sobre os ricos e as formas de prevenção.

Mais informações: Secretário de Saúde, Roberto Pereira, 3703.3718.