Mesmo com o frio, casos positivos e focos do mosquito da dengue crescem em Gaspar

Secretaria de Saúde alerta a comunidade para os cuidados durante o período

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde alerta a população sobre o crescente número de casos de Dengue no município. De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado nesta quarta-feira, dia 19, o aumento de casos positivos da doença aumentaram consideravelmente na última semana. Além disso, o número de focos encontrados após o período de chuva também preocupa a saúde no município.

Até o momento, foram confirmados 60 casos positivos de dengue e um caso de Chikungunya. Além disso, existem 84 casos em investigação, o que coloca a cidade em estado de alerta para um possível aumento ainda maior nos próximos dias.

Outro dado que preocupa é o número de focos do mosquito Aedes aegypti, vetor transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. Já foram identificados 592 focos em diferentes regiões de Gaspar. É necessária a importância da mobilização da população no combate aos focos, especialmente em épocas chuvosas, quando os riscos aumentam.

Para o secretário de Saúde, Santiago Martin Navia, a dengue é uma doença perigosa. “Não podemos subestimar essa doença e seus riscos para a saúde pública. Precisamos da colaboração de todos para combater esse problema. O mosquito não escolhe clima e pode se proliferar rapidamente mesmo em dias mais frios”, alerta o secretário.

A Prefeitura de Gaspar reforça que trabalha em ações de controle e prevenção, como campanhas de conscientização, vistorias em áreas de risco e parcerias com a comunidade local. No entanto, é imprescindível que cada cidadão faça sua parte e elimine possíveis criadouros do mosquito em seus imóveis e adote medidas simples, mas eficazes, para evitar a proliferação da doença.

Conte com os agentes

Atualmente Gaspar conta com 25 agentes de endemias, eles são responsáveis pela realização das vistorias nos arredores das residências e terrenos baldios, além de verificar se há recipientes que acumulem água, lixos, lonas, pneus que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue e outras doenças. Os profissionais também auxiliam na prevenção com as orientações aos moradores de Gaspar.

Conheça os agentes de endemias de Gaspar através do link:

Conheça os agentes de endemias – Município de Gaspar