Introdução alimentar é tema de encontro no CDI Cachinhos de Ouro

Nutricionistas da Semed e Sepat tiram dúvidas de pais de crianças desta fase

A introdução alimentar é uma fase essencial para o desenvolvimento da criança. Pensando nisso, o Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI) Cachinhos de Ouro, no Bairro Figueira, realizou uma roda de conversa com pais de crianças de 0 a 2 anos, em colaboração com a Diretoria de Alimentação Escolar da Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação.

Esta é a segunda vez que o CDI realiza a atividade. O objetivo é esclarecer dúvidas dos pais e responsáveis sobre a introdução alimentar de bebês. Durante a noite, a nutricionista da Secretaria de Educação, Tatiane Wosnes, e a nutricionista da SEPAT, a empresa responsável pela alimentação escolar no município, conversaram com os pais.

Enfatizando as diretrizes da Organização Mundial de Saúde (OMS), a roda de conversa destacou que a introdução de novos alimentos deve ser iniciada aos seis meses de idade do bebê. Frutas, proteínas, verduras, integrais, legumes e alimentos sem adição de açúcares compõem a lista de opções nutritivas para essa faixa etária.

Tatiane Wosnes, responsável pelo cardápio da alimentação das escolas e CDIs do município, ressaltou que o menu oferecido contempla todos os nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável das crianças. “Nos CDIs, oferecemos cardápios variados, sem adição de açúcar e alimentos ultraprocessados. Além disso, realizamos atividades de educação nutricional para promover uma cultura alimentar saudável”, explica Tatiane.

A introdução alimentar deve ser gradual e observadora, permitindo que a criança se familiarize com diferentes sabores, texturas e cheiros, construindo seu paladar e hábitos alimentares. No início, a alimentação complementar deve ser espessa e oferecida com colher, progredindo gradativamente de papas e purês para consistências mais sólidas, até alcançar a alimentação familiar após os dois anos de idade.

Tatiane reconhece que essa fase gera dúvidas e inseguranças nos pais. “A roda de conversa proporcionou um espaço para abordar a importância de oferecer alimentos saudáveis e variados, sanar dúvidas e desmistificar crenças comuns sobre a alimentação infantil. É durante essa fase que a criança desenvolve seus hábitos e preferências alimentares, influenciando suas escolhas ao longo da vida”, finaliza a nutricionista.

Leite Materno

O leite materno é de extrema importância para a criança e, de acordo com a OMS, o ideal é que seja oferecido até os dois anos de idade ou mais.