Gasparense conquista campeonato sul-americano de Corrida de Aventuras

Equipe que o atleta participa conquista a competição pelo terceiro ano consecutivo

A corrida de aventuras é um esporte que premia a equipe que estiver mais preparada, não tem sorte, para chegar entre os primeiros precisa estar com o corpo e a mente alinhados. Nó último final de semana (09 e 10) o atleta gasparense, bolsista da Fundação de Esportes, junto da equipe Brasil Multiesportes, conquistou mais uma vez o sul americano da modalidade. A equipe soma três títulos em sequencia na competição.

A equipe vem se consolidando como a principal equipe brasileira em competições internacionais, somando além dos três títulos sul-americanos, uma terceira e uma quarta colocação em etapas finais do mundial de corrida de aventuras.

A prova foi realizada na na cidade de Orleans, cidade do sul de Santa Catarina. O trajeto da prova passava por toda a serra do rio do rastro e parque nacional de São Joaquin. “Foi uma prova muito difícil por conta do terreno ser muito acidentado. Iniciamos a prova bem e assumimos a liderança em poucas horas de prova, e conseguimos manter nossa equipe na ponta por quase todo o trajeto”, relembra o atleta Jonas.

Por conta da altitude do local da prova, a temperatura média ficava entre 5ºC e 10ºC. “Ainda não estávamos totalmente recuperados do mundial na África do Sul, e o terreno e o clima pesaram bastante. Nossa equipe esteve muito unida, um apoiando o outro nos momentos que o cansaço chegava. Foi oque deu um gás a mais pra mantermos a liderança da prova até o final”, afirma Jonas.

Ao fim da prova a equipe se consagrou como tricampeã da competição, Jonas é bicampeão, porque participou apenas das duas últimas etapas. Com o titulo a equipe também garantiu a vaga e inscrição para a próxima etapa final do Mundial de Corrida de Aventuras, que será realizada no Equador.

“Estamos confiantes para o próximo ano. Estamos organizando o calendário da nossa equipe para definir quais as competições vamos participar durante o ano para chegarmos preparados para a final do mundial de 2024. Estamos evoluindo muito, acredito que será mais um ano muito bom da equipe”, pontua Jonas.

Jonas, como tantos outros atletas de Gaspar é atleta bolsista do Programa Novo Esporte Gaspar. O Bolsa atleta é um programa de apoio ao atleta ofertado pela Prefeitura de Gaspar, através da Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FMEL. Os participantes do programa recebem um auxilio financeiro que ajudam a custear parte de suas despesas em viagens para competições.