Gaspar terá programação da Semana Farroupilha

Abertura oficial será realizada no dia 13 de setembro, com a chegada da Chama Crioula no município

Setembro é um mês especial para quem aprecia a cultura gaúcha. Durante os dias 13 a 20 do mês, será comemorado a Semana da Farroupilha em Gaspar, a chegada da Chama Crioula, maior símbolo da tradição Gaúcha, marcará o inicio das atividades que ocorrerão durante os sete dias de festa. A cerimônia oficial será realizada na terça-feira, dia 13, na Arena Multiuso Pref. Francisco Hostins, às 19h30. O evento é promovido pela Prefeitura de Gaspar e pelo CTG Coração do Vale.

O cronograma conta com diversos shows, gastronomia típica, prova de laço, apresentações de dança tradicionalista, solenidades, entre outras ações, que marcarão os dias, com o objetivo de relembrar e cultivar a cultura gaúcha.

Em Gaspar a comunidade gaúcha é extensa. A força do tradicionalismo é demonstrada no município por meio da cultura, vivência, fala, vestimentas, entre outros. Gaspar também sedia um dos maiores eventos voltados para a cultura gaúcha fora do Rio Grande do Sul, que é o Rodeio Crioulo, promovido pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Coração do Vale. O evento reúne milhares de pessoas, vindas de diversas regiões do estado.

Para o prefeito Kleber Wan-Dall, Gaspar é uma cidade de diversidade cultural. “Muitas pessoas escolhem Gaspar para criar raízes, e a comunidade gaúcha é uma dessas. Sabemos a importância de fazer com que essas pessoas de alguma maneira se sintam em casa. A comunidade gaúcha de Gaspar é extensa e contribui na economia, através dos grandiosos eventos, entre outros. Estamos prontos para acolher bem e festejar juntos essa data tão especial para eles”, pontua Wan-Dall.

Confira o cronograma completo: