Gaspar terá Centro de desenvolvimento tecnológico

Espaço será voltado para crianças e jovens do município e as obras devem iniciar nos próximos dias

Transformar Gaspar em um polo na área de tecnologia e educação em Santa Catarina está próximo. Isso porque, nesta quarta-feira, dia 13, será assinada a Ordem de Serviço para o início do projeto “Fábrica”, um espaço voltado ao acesso e desenvolvimento do conhecimento tecnológico para os jovens de Gaspar. O projeto busca oferecer recursos e práticas pedagógicas, como óculos virtuais, impressoras 3D, itens de robótica e cortadoras a laser, com o objetivo de promover a Educação Maker.

A cerimônia de assinatura para o início dos trabalhos será realizada no Ginásio Vereador Gilberto Sabel, conhecido como Joãozinho. O ginásio, localizado próximo ao maior complexo esportivo da cidade e ao futuro Parque Náutico, será revitalizado para acomodar o projeto, mantendo suas características originais e incorporando elementos modernos e tecnológicos.

O local abrigará o projeto com quatro pilares fundamentais: democratização do acesso à tecnologia, colaboração e compartilhamento de ideias, estímulo à inovação e criatividade, e criação de projetos para solucionar problemas. Cerca de 150 jovens de todo o município serão beneficiados com o acesso gratuito a tecnologias de ponta.

A iniciativa visa criar uma área de tecnologia, robótica, programação e TI, atendendo todas as escolas do município. Com um investimento total de R$ 2,2 milhões provenientes do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), a área total destinada ao projeto é de aproximadamente 871,30 metros quadrados.

Para o prefeito Kleber Wan-Dall, o projeto representa mais um passo para consolidar Gaspar um polo de tecnologia. “A ‘Fábrica’ representa um passo significativo para consolidar Gaspar como um polo de tecnologia. Além disso, ela pretende ainda estimular o protagonismo juvenil e o preparo dos estudantes para oportunidades diferentes no mundo do trabalho por meio da reflexão acerca das ciências, da matemática e das tecnologias digitais na educação”, comenta Wan-Dall.

Com um prazo de até cinco meses para conclusão após a assinatura, o projeto “Fábrica” moldará o futuro tecnológico da juventude gasparense e contribuirá para o crescimento e a inovação no cenário local e estadual.

Confira imagens do projeto: