Gaspar solicita escola Cívico – Militar ao Governo Estadual

Uma solicitação foi realizada nesta quarta-feira, dia 17

Gaspar poderá contar, em breve, com uma escola Cívico-Militar. Isso porque, nesta quarta-feira, dia 17, o prefeito de Gaspar, acompanhado de demais representantes, compareceram até a Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis, para solicitar a implementação do Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares no município.

Conscientes da importância desse modelo educacional no município, o prefeito Kleber Wan-Dall e o vice-prefeito Brick, destacam a necessidade de incluir Gaspar na expansão do programa, que será ampliado pelo Governo Estadual.

Wan-Dall ressalta a importância do programa para a educação em Gaspar. “Acredito que um projeto dessa envergadura, além de atender ao interesse público, também contribuirá para a promoção de um ensino de excelência em Gaspar. Além disso, com esse modelo de gestão cívico-militar, veríamos as nossas crianças sendo formadas e incentivadas às boas práticas, ao respeito à pátria, à ética, à honestidade e disciplina”, defende o prefeito.

O vice-prefeito, Marcelo Brick, comenta sobre a expectativa em torno da solicitação. “O pedido é para que Gaspar seja contemplada com o programa, que terá uma ampliação por parte do Governo Estadual. Acreditamos que, caso sejamos uma das cidades selecionadas, o novo sistema trará muitos benefícios para a vida escolar e pessoal de cada aluno”, afirma.

O que é uma escola Cívico-Militar?

A escola cívico-militar é uma instituição de ensino que combina elementos do modelo militar com práticas pedagógicas tradicionais. Neste modelo, há profissionais de educação e de segurança. Os profissionais da segurança fornecem suporte nas ações de combate à evasão escolar, no projeto valores, nas questões administrativas da escola. Os militares também atuam no apoio à gestão escolar e à gestão educacional, enquanto professores e demais profissionais da educação são responsáveis pelo trabalho pedagógico.

Atualmente Santa Catarina possui nove escolas que possuem esse modelo de ensino. Porém, no final de 2023, o Governo do Estado anunciou a ampliação do programa para os próximos meses.

Foto: Arquivo PMG