Gaspar segue com a aplicação da vacina bivalente contra à Covid



A imunização é realizada em idosos acima de 60 anos

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, reforça que segue a aplicação da vacina bivalente contra a COVID-19. A vacinação é realizada no público de pessoas com idade acima de 60 anos, imunocomprometidos a partir de 12 anos, pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência, além dos trabalhadores desses locais. Todos devem ter tomado, no mínimo, duas doses da vacina contra a covid-19 e ter recebido a última há pelo menos, quatro meses.

A imunização dos idosos a partir de 60 anos e as pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos com a vacina bivalente contra covid-19 é feita em quatro locais: na Estratégia Saúde da Família Barracão, ESF Belchior, ESF Centro e ESF Bela Vista.

No dia da vacinação, é preciso apresentar documento de identificação, além de um comprovante de que já completou o ciclo vacinal, para agilizar o atendimento. Os menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis no momento da vacinação. Também precisam apresentar documento oficial da criança, documento oficial com foto que comprove filiação/responsabilidade, além de comprovante de residência em nome de um dos pais ou responsável.

Já a vacinação das pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência e trabalhadores desses locais, será feita nos próprios espaços por equipes itinerantes da Secretaria de Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, evidências científicas comprovam que o reforço com a vacina bivalente aumenta a imunidade contra o vírus da cepa original e a variante Ômicron BA.1 ou BA.4/BA.5. Além disso, o imunizante possui perfis de segurança e eficácia semelhantes ao das vacinas monovalentes. A vacina possui um frasco com a tampa na cor cinza e é diferente dos demais imunizantes do laboratório.

As pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as vacinas bivalentes e não iniciaram a vacinação, ou que estão com o esquema vacinal para sua faixa etária incompleto deverão completar com as vacinas monovalentes