Gaspar sedia a 36º Edição da Feira de Regional de Matemática

Comunidade compareceu e lotou a EEB Zenaide Schmitt Costa para acompanhar a exposição dos trabalhos

A comunidade lotou a 36ª Edição da Feira Regional de Matemática, que ocorreu na EEB Zenaide Schmitt Costa, durante toda a sexta-feira (26). O local se transformou em uma colorida, animada e criativa grande aula de matemática a todos que passaram pela escola. Por todos os lados, havia jogos, brincadeiras, além de todo tipo de atividades lúdicas que interagiam com o público e ensinavam matemática de um jeito capaz de prender a atenção, desenvolver o raciocínio e acabar de definitivamente com os traumas relacionados ao estudo da disciplina.

Os pequenos estavam com os olhares atentos em todos os detalhes apresentados pelos 60 expositores, das cidades de Gaspar, Blumenau, Ilhota e Pomerode, divididos nas categorias de Educação Especial, Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos finais (ensino fundamental), Ensino Médio e Professor. A Feira de Matemática tem como objetivo, despertar nos alunos o maior interesse na aprendizagem da matemática, promover a troca de experiências pedagógicas e aplicação de novas metodologias, integrar novas tecnologias de informação e comunicação entre professores e alunos.

Com o trabalho sobre um dos principais filósofos, físicos e matemáticos da história, “René Descartes”, a aluna Do 9º ano EEB Zenaide Schmitt Costa, Thaynara Pastore Tadiota, conta sobre a importância da ciência exata no dia a dia. “Participar de eventos como este nos traz experiências que jamais serão esquecidas, e claras. Desta forma lúdica conseguimos aprender ainda mais,” afirma a aluna.

Animado, o prefeito Kleber Wan-Dall, comemorou a volta do evento, que esteve suspenso por dois anos, por conta da pandemia. “É uma alegria Gaspar ser a anfitriã da regional de matemática neste momento. Quem pôde prestigiar esta festa da educação, com toda certeza não esquece mais. Vimos alunos e professores disseminando e se apropriando de conhecimento durante todo o dia, foi emocionante demais”, comenta Wan-Dall.

Para o secretário de Educação, Emerson Antunes, os trabalhos expostos na feira demonstram o altíssimo nível da educação da regional de matemática. “Este é um momento de compartilhamento de pesquisas, ações e projetos executados por professores das redes públicas e particulares, dos diversos níveis de educação. Tivemos aqui, os melhores trabalhos de quatro municípios da nossa região. Essa integração entre os estudantes é extremamente importante, sabemos que isso fará diferença daqui pra frente, pois esse mesmo estudante começara a enxergar a disciplina com outros olhos”, disse Antunes.

Os trabalhos apresentados na 36ª Feira Regional de Matemática passam por avaliações separadamente com os critérios de comunicação do trabalho, domínio do conteúdo matemático envolvido, qualidade científica, relevância científico-social e ênfase dada ao conteúdo matemático, além de uma análise específica por modalidade.

Dos 60 trabalhos, oito foram classificados para a etapa catarinense da feira, que ocorre em Timbó neste ano. “A indicação de quais trabalhos irão representar a regional na Feira Catarinense é resultante de grupos de avaliação, que indicam o trabalho que mais se destacou, dentre quatro ou cinco trabalhos de um grupo. No final, realizamos um sorteio para definir as inscrições”, explica a Janaína Poffo Possamai, professora do departamento de Matemática, da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e coordenadora da Feira Regional de Matemática.

A Feira Regional de Matemática é organizada pela Prefeitura de Gaspar, Prefeitura de Blumenau, Prefeitura de Ilhota, Prefeitura de Pomerode, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal Catarinense (IFC), Universidade Federal de Santa Catarina (IFSC) e Coordenadoria Regional de Educação.

Confira os trabalhos selecionados

Descobrindo a Matemática debaixo da Água – EEB Professora Angélica de Souza Costa (Gaspar)

Eu como agente transformador do mundo: Somando um mais um é igual a todos – EEBM. Noemi Vieira de Campos Schroeder (Pomerode)

A Geometria na Cultura do Enxaimel – Colégio Sinodal Doutor Blumenau (Pomerode)