Gaspar institui oficialmente o ‘Abril Azul’

Objetivo é sensibilizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Com o objetivo de tornar uma sociedade menos preconceituosa, inclusiva e conscientizar a população acerca do Transtorno do Espectro Autista (TEA), foi instituido oficialmente o ‘Abril Azul’ em Gaspar. A cerimônia para assinatura da lei foi realizada na sede do Programa Integrar, na noite de quinta-feira (8) e contou com a presença da comunidade autista e autoridades.

O projeto foi uma iniciativa do legislativo municipal e propõe que governo executivo promova durante todo o mês de abril, ações de conscientização sobre o autismo. Além disso, o projeto vai ao encontro de pedido realizado por representantes da Associação de Pais e Amigos do Autista de Gaspar – AMA Gaspar.

Para a presidente da entidade, Zélia Lurdes da Silva Beiler, essa será mais uma oportunidade de refletir sobre o assunto. “Estamos felizes com nosso pedido atendido pelo poder público. Sabemos das dificuldades e ter uma lei que garante ações que vão combater o preconceito e dar qualidade de vida às pessoas que vivem com o autismo e para seus familiares é maravilhoso”, comenta.

Em Gaspar, o autismo é tratado com muita sensibilidade. Desde outubro do ano passado, o município possui o Integrar que oferece assistência multidisciplinar para as crianças e adolescentes com TEA. O programa proporciona aos alunos inclusão social, atendimento individual de cada caso, atividades externas, interação, comunicação além de contribuir com a promoção da saúde, apoio psicossocial e reabilitação, conforme o projeto terapêutico individual. Além do apoio aos alunos, o projeto gera apoio integral às famílias. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar, com psicólogos, psicopedagogos e terapeuta ocupacional.

Atualmente, mais de 120 crianças são atendidas pelos profissionais do local. Porém, com a alta demanda, a Prefeitura de Gaspar já está com projeto em andamento para a construção de uma sede própria, com o objetivo ampliar o atendimento para todas as crianças, não apenas as da rede municipal. Serão mais de R$5 milhões em investimentos.

O prefeito Kleber Wan-Dall, destaca as ações realizadas no município em prol da pessoa autista. “Gaspar é referência estadual no atendimento da criança com TEA. Essa é uma das maiores preocupações do nosso governo e, assinar essa lei, onde teremos um mês inteiro para falar sobre o assunto é de extrema importância. Estamos aqui para ajudar a criar uma sociedade mais inclusiva à todas as pessoas”, pontua Wan-Dall.

O que é Autismo?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio de desenvolvimento e seu diagnóstico é clínico. Pelo Manual de Transtornos Mentais (DSM-5), o TEA é classificado como leve, moderado e grave. Entre os sintomas estão os déficits persistentes em comunicação e interação social; padrões repetitivos e interesses restritos de comportamento e atividades, que limitam a funcionalidade social e emocional da criança.

Os sintomas podem estar presentes nos primeiros anos de vida até os 8 anos. Sendo assim, é de extrema importância que se observem os sintomas, seu perfil comportamental e cognitivo e que se identifique como a pessoa interage com o ambiente.

O tratamento do autismo engloba assistência multidisciplinar, com engajamento da família e de todos os profissionais envolvidos no tratamento, de forma que a criança desenvolva o máximo de suas potencialidades.