Gaspar inicia 2024 com 11º melhor saldo de emprego de Santa Catarina

foram criados 611 novos postos de trabalho durante o mês de janeiro

Em Gaspar, o desenvolvimento econômico não tirou férias. Isso porque, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged divulgados na sexta-feira, dia 15, pelo Ministério do Trabalho e Previdência, a Capital Nacional da Moda Infantil teve, em janeiro de 2024, o 11º melhor saldo de emprego do estado. Foram criados 611 novos postos de trabalho no município.

Os setores que mais contribuíram para esse avanço foram a indústria, o setor de serviços, o comércio e a construção civil. A indústria lidera com cerca de 350 contratações, seguida de perto pelo setor de serviços, responsável por 206 novas vagas. O comércio também apresentou um crescimento significativo, com a adição de 37 postos de trabalho, enquanto a construção civil contribuiu com 17 novas oportunidades de emprego.

O prefeito Kleber Wan-Dall destaca as ações realizadas pela Prefeitura de Gaspar para auxiliar nesses números. “Estamos comprometidos em criar um ambiente propício para o crescimento econômico e sustentável. Através de iniciativas conjuntas com empresários locais, buscamos promover políticas que incentivem a criação de novos postos de trabalho e o fortalecimento dos setores produtivos. A parceria entre a prefeitura e os empreendedores tem sido fundamental para impulsionar esse processo de desenvolvimento, e estamos confiantes de que continuaremos a colher os frutos desses esforços no futuro próximo”, comenta o prefeito.

Em 2023, Gaspar gerou 227 novos postos de trabalho, com destaque para o setor de serviços, que registrou um saldo positivo de 408 vagas, resultado da admissão de 4.627 trabalhadores e do desligamento de 4.219. O comércio também contribuiu para o crescimento, com a criação de 119 novas vagas.

Caged

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) é um registro administrativo do Ministério do Trabalho e Emprego que mede a quantidade de admissões e demissões de funcionários em regime CLT.

A base de dados do Caged inclui a identificação do nome das empresas e dos empregados, assim como informações sobre contratação e desligamento dos empregados. Essas informações são utilizadas em medidas contra o desemprego.