Gaspar confirma 62 casos de dengue e um de chikungunya

Município contabiliza 630 focos do mosquito em sete bairros

A dengue segue sendo motivo de preocupação para a Prefeitura de Gaspar. O boletim da dengue divulgado pela Secretaria de Saúde nesta terça-feira (19) registra 62 casos positivos e 49 casos em investigação da doença. Além disso, foi confirmado mais um caso positivo de Chikungunya na cidade.

Foram encontrados até o momento 630 focos do mosquito. São sete bairros infestados, sendo eles: Santa Terezinha, Sete de Setembro, Centro, Margem Esquerda, Coloninha, Figueira e Bela Vista. É importante ficar atento e eliminar os pontos de água parada, principalmente após o período de chuva.

A prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti é considerada a forma mais eficaz de combate às doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue, zika e chikungunya. A água parada em locais ao ar livre se torna um ambiente propício para a reprodução do mosquito, aumentando o risco de infestação.

É fundamental que a população esteja consciente da importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti em suas residências e áreas próximas. Medidas simples, como tampar recipientes com água, limpar calhas, manter piscinas tratadas e descartar corretamente o lixo, podem contribuir significativamente na redução dos riscos de infestação.

Conheça os agentes de endemias de Gaspar através do link: ‌Conheça os agentes de endemias – Município de Gaspar

O que é a Dengue?

A dengue é uma doença infecciosa causada pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, e a proliferação do mosquito estão diretamente relacionadas ao acúmulo de água parada em recipientes como pneus, garrafas, pratos de vasos de plantas e outros objetos que possam servir de criadouro para o mosquito.

Sintomas da Dengue:

Febre alta (acima de 38,5°C);

Dores musculares intensas;

Dor ao movimentar os olhos;

Mal-estar;

Dor de cabeça;

Falta de apetite;

Manchas vermelhas na pele;

Cansaço.

O que fazer em caso de suspeita de dengue:

Procurar uma unidade de saúde

Beber muito líquido, como água, sucos naturais e chás;

Evitar automedicação, pois podem causar complicações, como sangramentos;

Utilizar repelentes e roupas adequadas para se proteger de picadas de mosquitos;

Evitar água parada em recipientes, como vasos de plantas, garrafas, pneus, entre outros, pois eles são locais propícios para a proliferação do mosquito transmissor da dengue.