Gaspar confirma 50 casos de dengue e um caso de Chikungunya

Focos do mosquito Aedes aegypti aumentam após período chuvoso

Após uma semana de chuvas intensas, a dengue continua sendo motivo de preocupação para a Prefeitura de Gaspar. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Saúde nesta quarta-feira, dia 21, o município registrou 50 casos positivos de Dengue, enquanto outros 112 estão em fase de investigação. Além disso, foi confirmado um caso positivo de Chikungunya. Com as chuvas, os focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dessas doenças, têm se multiplicado, sendo encontrados até o momento 549 focos do mosquito.

A prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti é considerada a forma mais eficaz de combate às doenças transmitidas pelo mosquito, como a dengue, zika e chikungunya. A água parada em locais ao ar livre se torna um ambiente propício para a reprodução do mosquito, aumentando o risco de infestação.

É fundamental que a população esteja consciente da importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti em suas residências e áreas próximas. Medidas simples, como tampar recipientes com água, limpar calhas, manter piscinas tratadas e descartar corretamente o lixo, podem contribuir significativamente na redução dos riscos de infestação.

O secretário de Saúde, Francisco Hostins Junior, destaca as ações da pasta. “A Secretaria de Saúde está trabalhando em conjunto com outros órgãos e instituições para intensificar as ações de combate ao mosquito transmissor. Por isso, pedimos a colaboração da população para que sejam adotadas medidas efetivas de prevenção e combate à proliferação do mosquito, garantindo assim a saúde e bem-estar de todos. Estamos fazendo a nossa parte como poder público, mas precisamos muito da ajuda do gasparense neste momento”, pontua o secretário.

Conte com os agentes de Endemias

Atualmente Gaspar conta com 25 agentes de endemias, eles são responsáveis pela realização das vistorias nos arredores das residências e terrenos baldios, além de verificar se há recipientes que acumulem água, lixos, lonas, pneus que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue e outras doenças. Os profissionais também auxiliam na prevenção com as orientações aos moradores de Gaspar.
Conheça os agentes de endemias de Gaspar através do link: ‌Conheça os agentes de endemias – Município de Gaspar

Dengue

A dengue é uma doença infecciosa causada pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, e a proliferação do mosquito está diretamente relacionada ao acúmulo de água parada em recipientes como pneus, garrafas, pratos de vasos de plantas e outros objetos que possam servir de criadouro para o mosquito.

Sintomas da Dengue:

Febre alta (acima de 38,5°C);

Dores musculares intensas;

Dor ao movimentar os olhos;

Mal-estar;

Dor de cabeça;

Falta de apetite;

Manchas vermelhas na pele;

Cansaço.

O que fazer em caso de suspeita de dengue:

Procurar uma unidade de saúde

Beber muito líquido, como água, sucos naturais e chás;

Evitar automedicação, pois pode causar complicações, como sangramentos;

Utilizar repelentes e roupas adequadas para se proteger de picadas de mosquitos;

Evitar água parada em recipientes, como vasos de plantas, garrafas, pneus, entre outros, pois eles são locais propícios para a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Foto: Ana Caroline Morello