Gaspar celebra Dia da Vitória com homenagens aos heróis gasparenses

Cerimônia será realizada na Praça Getúlio Vargas, no dia 8 de maio, às 9h

Em Gaspar, o Dia da Vitória, celebrado no dia 8 de maio, recorda a heroica participação de seus soldados na Segunda Guerra Mundial. Desde 2022, a data homenageia oficialmente os 15 combatentes gasparenses enviados à Itália, além dos 10 que permaneceram em prontidão na costa catarinense. A cerimônia acontecerá na quarta-feira, dia 8 de maio, às 9h, na Praça Getúlio Vargas, em frente ao Memorial da Força Expedicionária Brasileira Filhos de Gaspar.

A escolha do dia 8 de maio tem um significado histórico: marca o anúncio do fim da guerra em 1945. O Brasil, único país latino-americano a enviar tropas para o conflito, contou com a bravura de milhares de jovens, incluindo os 25 gasparenses, que lutaram por um mundo mais livre.

Este ano marca a segunda edição do Dia da Vitória em Gaspar. Em 2022, o prefeito Kleber Wan-Dall oficializou a data no calendário municipal. Já em 2023, a Prefeitura inaugurou o Memorial da Força Expedicionária Brasileira Filhos de Gaspar, um monumento que reverencia a coragem, o patriotismo e o sacrifício daqueles que defenderam a pátria.

Para o prefeito, a bravura dos jovens deve ser lembrada. “Esses jovens, que deixaram suas famílias e seus lares para enfrentar os horrores da guerra, representam o melhor de Gaspar. Sua coragem, seu patriotismo e seu espírito de sacrifício merecem ser eternamente lembrados. Em tempos de crescente ataques à nossa cultura e valores tradicionais, o Dia da Vitória ganha ainda mais importância. É um momento para reafirmarmos nosso compromisso com a fé, com a família e com o amor à pátria”, salienta o prefeito.

Gasparenses na Segunda Guerra Mundial

Relação de gasparenses que participaram efetivamente das operações de guerra armada na Itália e na vitória contra os nazi-fascistas: Adolfo Dorow, Adolfo José Klock, Alóis Pitz, Anselmo Olímpio Bonelli, Arnoldo Muller, Benevenuto Bendini, Cristovam Pedro Schramm, Dorval Zuchi, Eduardo Schmitz, Ermínio Graciola, Haroldo Sievert, Herbert Wehmuth, Irineu Klock, João Bendini, João Melato, Luis Russi, Modesto Marquetti, Odorico Marquetti, Oswaldo Eberhardt e Paulo Junkes.

Relação dos gasparenses que serviram como soldados de prontidão: Abelino Alberto Schmitt, João José De Oliveira, Aleonor Benevenutti, João Quintino, Alfredo Tomio, José Leonel Aguiar, Alfredo Wehmuth, Leandro Dagnoni, Ambrósio Müller, Leonardo João Deschamps, Armando Graciola, Olímpio Hahnemann, Fernando Rodolfo Pamplona, Osmário Ezequiel Francisco, Hermógenes Dos Santos, Paulo Wehmuth, Izidro Marquetti, Reinaldo Demmer e Reinoldo Vilbert.

A pesquisa foi realizada por Amélia Salete Schmitt Wehmuth e Aldir Wehmuth.

Foto: Arquivo PMG