Gaspar amplia núcleos do Iniciação ao Paradesporto

Município conta com 11 núcleos e para jovens de 6 a 17 anos

Na busca incessante pela igualdade e inclusão o município de Gaspar amplia ainda mais o Programa Paradesporto. Em uma iniciativa da Prefeitura de Gaspar através da Fundação de Esportes e Secretaria de Educação, agora o Iniciação ao Paradesporto conta com 11 núcleos, incentivando a pratica do atletismo a jovens com deficiência que possuam entre 6 e 17 anos.

“Essa é uma ótima oportunidade para que as crianças possam explorar e desenvolver seus talentos em um ambiente acolhedor e inclusivo. São 11 núcleos com professores capacitados para desenvolver as potencialidades de cada aluno. Poder acompanhar e fazer parte do desenvolvimento do Programa em Gaspar é um motivo de muito orgulho”, destaca vice-prefeito de Gaspar, Marcelo Brick.

O Programa visa proporcionar que todas as crianças e adolescentes do município, que possuam qualquer tipo de deficiência, seja física ou intelectual, tenham acesso a pratica de atividades físicas regulares.

Durante o último ano, cerca de 190 atendimentos semanais eram realizados em 9 núcleos. Com a inclusão de dois novos núcleos e agora com cinco profissionais trabalhando com a Iniciação ao Paradesporto, a ideia é que esse numero aumente ainda mais.

Atualmente o iniciação ao paradesporto contempla diversas atividades relacionadas a modalidade de atletismo, como: corrida, salto em distancia, arremesso de peso, dardo e pelota e também em casos necessários, a Bocha Paralímpica.

O Coordenador do Programa Paradesporto Gaspar, Carlos Henrique Oliveira, afirma que o Iniciação ao Paradesporto também serve como uma seletiva para atletas de rendimento. “Em poucos anos de Projeto tivemos uma evolução enorme. O trabalho que realizamos em Gaspar já é modelo para outras cidades. A Iniciação ao Paradesporto, além de promover a inclusão, também é uma ferramenta para descobrir novos talentos, e proporcionar aos jovens com potencial, caso seja da sua vontade, ingressar na carreira como atleta de alto rendimento”, destaca Henrique.

Para os pais que quiserem matricular os filhos nos núcleos, basta ir até o local onde acontecem os treinamentos, no horário de aula (07h15 ás 11h15 e das 13h as 16h). As aulas são gratuitas, e o melhor horário do dia de cada instituição pode ser acordado com o Professor de cada núcleo.

Confira os núcleos de cada dia da semana:

Segunda-feira

Escola Olímpio Moretto – Prof. Wagner