Diagnóstico da pessoa idosa de Gaspar será apresentado para a comunidade

Pesquisa foi realizada por meio de recursos do Fundo Municipal do Idoso

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza na terça-feira, dia 19 de março, uma Audiência Pública para apresentação do Diagnóstico Municipal da Pessoa Idosa, elaborado pela Empresa Painel Pesquisas. O evento acontece na Câmara de Vereadores de Gaspar, a partir das 9h. O trabalho foi viabilizado com recursos do Fundo Municipal do Idoso.

O diagnóstico abrange informações sobre a população idosa de Gaspar em diversas áreas, abordando temas como saúde e bem-estar, envelhecimento ativo, direito à convivência familiar e comunitária, e prevenção à violência. Os dados sistematizados pela pesquisa serão utilizados para nortear as diretrizes dos serviços municipais destinados a esse público.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Salésio ‘Nei’ da Conceição, o estudo é fundamental para orientar o governo nos próximos anos. “As informações fornecidas por este estudo guiarão o fornecimento de serviços e benefícios para a pessoa idosa. Além disso, possibilitará a prevenção de violações de direitos a esses cidadãos”, comenta o secretário.

Todos os dados serão apresentados por profissionais da Empresa Painel Pesquisas durante o evento. Além disso, os participantes terão a oportunidade de realizar questionamentos sobre a metodologia utilizada. Após a apresentação, o relatório completo com todos os números do diagnóstico será publicado no site da Prefeitura de Gaspar nas próximas semanas e estará disponível para consulta.

O prefeito Kleber Wan-Dall, destaca a importância da população idosa na gestão. “O respeito pelas pessoas, especialmente pelos mais experientes, é um pilar fundamental da nossa gestão. Acreditamos que a experiência e a sabedoria dos idosos são um patrimônio valioso para a nossa cidade. Por isso, não medimos esforços para garantir que eles tenham acesso a serviços de qualidade que lhes permitam viver com dignidade e autonomia”, salienta o prefeito.