Descarte irregular de lixo aumenta e Samae faz mutirão em Gaspar

Ação reunirá outras secretarias e será realizada no sábado, dia 17

O descarte irregular de resíduos aumentou consideravelmente nos últimos dias. Por isso, o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto – Samae de Gaspar realiza neste sábado, dia 17, a partir das 8h, uma força tarefa em parceria com outras secretarias para um mutirão de limpeza e a intensificação da fiscalização. A ação será realizada na Estrada Geral da Garuva, Bairro Gaspar Grande.

O Samae disponibilizará uma retroescavadeira e duas caçambas. Além disso, equipes de agentes de endemias, superintendência de Meio Ambiente, secretaria de Obras e Serviços Urbanos e Planejamento Territorial, também participam da atividade. Os resíduos serão encaminhados para VitaCiclo para realizar a reciclagem dos materiais.

No local em que será realizado o mutirão foram encontrados móveis, pneus, resíduos de construção e uma grande quantidade de embalagens de bisnagas de silicone, que podem ser tóxicas. Todos esses materiais deveriam ser descartados no ecoponto ou via aluguel de caçamba coletora de entulho, conforme determina a Lei.

O prefeito Kleber Wan-Dall comenta sobre a ação. “Estamos enfrentando um aumento alarmante no descarte irregular de resíduos, ameaçando não apenas o ambiente, mas a saúde pública. Vamos unir forças contra essa prática irresponsável, garantindo um ambiente saudável para todos”, comenta o prefeito.

Conforme a legislação municipal, Lei nº 3.934, o descarte irregular de resíduos volumosos está sujeito a multa administrativa. Além disso, o descarte de materiais inservíveis em áreas públicas é um problema grave na cidade, comprometendo a saúde pública como a dengue e causando danos ambientais. Além dos despejos em locais não autorizados, há também a questão da falta de sincronia com os horários do serviço de coleta, desrespeitados por muitos residentes.

Caso um morador presencie o descarte incorreto de resíduos, pode entrar em contato com o serviço de fiscalização do Meio Ambiente pelo telefone fixo ou WhatsApp: (47) 3091-2082.