Defesa Civil Gaspar envia reforço operacional para Rio do Sul

Cidade está em estado de calamidade pública, por conta da enchente

Uma equipe da Superintendência de Defesa Civil da Prefeitura de Gaspar foi enviada nesta terça-feira, dia 21, para Rio do Sul, município que está em situação de calamidade pública devido à enchente que assola a cidade nos últimos dias. O objetivo é fornecer apoio operacional e auxiliar a Prefeitura da cidade com uma equipe especializada.

Um geólogo e agentes da Defesa Civil de Gaspar auxiliam o município com a avaliação das áreas atingidas, vistorias estruturais, além de observar a movimentação do solo e possíveis riscos futuros aos moradores da cidade. Devido à grande demanda, os profissionais permanecem à disposição para auxiliar o município vizinho, e os demais atingidos. Além da equipe, a Defesa Civil de Gaspar também disponibilizou equipamentos como viaturas e drone.

O prefeito Kleber Wan-Dall comenta sobre o apoio enviado. “Gaspar já passou por isso e a ajuda técnica neste momento é fundamental. Também tivemos alagamentos no município, mas nada se compara com o que está acontecendo no Alto Vale neste momento. Essas cidades estão passando por um momento crítico, e é extremamente fundamental toda a ajuda, união e solidariedade para a população de nossas cidades vizinhas. Sei que nossa equipe está fazendo um excelente trabalho e contribuindo efetivamente para pelo menos diminuir um pouco o sofrimento das pessoas”, destaca Wan-Dall.

Lei de Ajuda Mútua

Desde setembro de 2021, Gaspar conta com a ‘Lei de Ajuda Mútua nº 4.142’, que permite auxiliar outros municípios em eventos adversos. A Lei de Ajuda Mútua estabelece, quando necessário, a assistência em desastres naturais e tecnológicos. Com a norma, fica autorizado legalmente, por exemplo, o uso de máquinas (retroescavadeira), equipamentos, agentes de Defesa Civil, e servidores a qualquer município vizinho que esteja passando por alguma situação de emergência.

Com isso, Gaspar já auxiliou as cidades de Presidente Getúlio, São João Batista, Doutor Pedrinho, Rodeio, Apiúna, Indaial, Ascurra, entre outras, quando sofreram com as enxurradas ou deslizamentos. Wan-Dall destaca que neste momento, é necessário fortalecer as ações. “É um momento de unir forças e fortalecer os trabalhos. A troca de informações e ajuda mútua entre cidades próximas é decisiva em momentos de desastres. Gaspar tem uma Defesa Civil estruturada e com capacidade de atender a nossa cidade e prestar apoio, enquanto sabemos que muitos municípios não têm esses recursos disponíveis”, finaliza o prefeito.