Defesa Civil alerta sobre chuva volumosa para o final de semana

Eventos devem ocorrer entre sexta-feira, dia 12 até segunda-feira, dia 15

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Defesa Civil, alerta a população sobre as previsões de chuva que devem ocorrer entre esta sexta-feira, dia 12, e segunda-feira, dia 15. As informações fornecidas pela Defesa Civil de Santa Catarina indicam uma previsão de chuva entre 70 mm e 200 mm, o que pode trazer riscos associados a temporais, chuva intensa e ocorrências como destelhamentos, danos à rede elétrica, quedas de árvores, enxurradas e deslizamentos.

Em caso de urgência ou emergência relacionada às chuvas, a orientação é registrar uma ocorrência formal na Defesa Civil através do número 199 ou pelo WhatsApp (47) 99236-2147. É necessário que todos estejam cientes desse canal de comunicação e o utilizem para relatar situações críticas ou solicitar assistência imediata. Isso permitirá que as equipes de resposta ajam prontamente e ofereçam o suporte necessário.

A Defesa Civil também reforça a importância de redobrar a atenção, principalmente em áreas propensas a alagamentos, devido à lentidão do escoamento de água. Evitar a passagem por locais alagados é essencial para a segurança de todos. Além disso, os moradores de encostas e áreas de risco de deslizamento devem estar atentos a qualquer movimentação no solo, como rachaduras, grades ou postes se movendo, ou água corrente com barro. Em casos de qualquer sinal de perigo, a orientação é ligar imediatamente para o número 199 ou 193 e, em situações mais graves, sair de casa.

Monitoramento

A Defesa Civil oferece monitoramento em tempo real para manter a população informada sobre a situação do município. O aplicativo “Alerta Gaspar” está disponível para download gratuito em dispositivos móveis, oferecendo notificações e informações sobre cotas de enchente. Além disso, o site oficial da Defesa Civil é outra fonte de informações atualizadas sobre o estado de Gaspar.

Acesse o site oficial da Defesa Civil de Gaspar em

Defesa Civil de Gaspar