Defesa Civil alerta para previsão de chuvas para a semana
Chuva continua no município durante a semana e acumulados podem chegar a 150mm
Após um período de tempo seco, o calor combinado com a umidade causa temporais isolados em Gaspar nesta terça-feira, dia 14. Durante a manhã, a Superintendência de Defesa Civil de Gaspar registrou quatro ocorrências de alagamentos pontuais nos bairros Santa Terezinha, Figueira, Sete de Setembro e Margem Esquerda. De acordo com as previsões meteorológicas, a chuva deve persistir no município a partir de quarta-feira, dia 15, pelos próximos dias.
Dados da Defesa Civil de Santa Catarina indicam que os acumulados de chuva podem atingir a marca de 100 mm a 200 mm, com pontos de precipitação superiores. O município permanece em alerta para alagamentos pontuais e, especialmente, deslizamentos de terra.
A orientação do órgão é que a população redobre a atenção e, em caso de pequenos alagamentos, evite passar por esses locais. Além disso, é importante que os moradores de encostas e áreas com risco de deslizamento fiquem atentos a qualquer movimentação no solo, como rachaduras, grades ou postes se movendo, ou água corrente com barro. Se alguma movimentação for notada, a orientação é ligar imediatamente para o número 199 ou 193 e, em casos mais graves, sair de casa.
A equipe da Defesa Civil realiza monitoramento constante, além de reforçar os plantões nos próximos dias. O número 199 da Defesa Civil está à disposição, assim como o telefone (47) 3091-2020 e o WhatsApp (47) 99236-2147. Em caso de emergência, é fundamental que a população entre em contato com a Defesa Civil o quanto antes, para que todas as providências sejam tomadas em tempo hábil.
Monitoramento
A Defesa Civil conta com o aplicativo Alerta Gaspar para informar a população em tempo real sobre a situação do município, enviando notificações e cotas de enchente. O aplicativo está disponível para download gratuito em dispositivos móveis. Outra fonte de informação em tempo real é o site oficial da Defesa Civil, onde o usuário pode acompanhar informações sobre o estado de Gaspar.
A Defesa Civil reforça que a previsão do tempo pode variar de acordo com as atualizações dos modelos meteorológicos ao longo da semana, portanto, novas informações serão divulgadas conforme necessário.
Alagamentos pontuais
Na manhã desta terça-feira, dia 14, Gaspar registrou aproximadamente 60mm de chuva em cerca de uma hora. Com isso, foram registrados alguns alagamentos pontuais em vias do município. A Defesa Civil esclarece que esse é efeito comum devido ao grande volume de água em pouco tempo. “Muitas vezes não é questão nível de rio e nem de obstrução de tubulação. No nosso município temos muitas ruas em que as casas foram construídas em um nível baixo, causando lentidão no escoamento da água. Quando temos uma chuva muito volumosa em pouco tempo o alagamento ocorre porque a água não extravasa na velocidade necessária. Por isso, logo que a chuva diminui ou para, a lâmina de água das vias também diminui”, explica a superintendente da Defesa Civil de Gaspar, Ana Janaina de Medeiros.