Com workshow de Thedy Corrêa, da banda Nenhum de Nós, Gaspar dá boas-vindas aos profissionais da educação

Ação reuniu cerca de 900 profissionais da educação da rede municipal de ensino

Bate-papo, música, reflexão e muito conhecimento. Assim aconteceu a abertura do ano letivo de 2023, na rede municipal de ensino. A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação promoveu o
Workshow “Soluções Criativas” com o músico, escritor e compositor da banda Nenhum de Nós, Thedy Corrêa. A ação foi realizada na segunda-feira, dia 6, no Bela Vista Country Club e reuniu mais de 900 profissionais da educação, da rede pública municipal.

O objetivo do evento foi inspirar e preparar todos os profissionais da educação para receber mais de oito mil alunos das escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil (CDI) em mais um ano letivo, que inicia na quarta-feira, dia 8. De forma leve e dinâmica, o músico e palestrante usou músicas conhecidas da banda “Nenhum de Nós” e artistas para sensibilizar e também divertir sobre a volta às aulas em 2023.

A principal provocação do palestrante surgiu da pergunta “Como podemos ser mais criativos em soluções?”. Para Thedy, as decisões podem ser tomadas por todos, mas propor novas formas é um grande desafio, o cantor apresenta duas ferramentas para auxiliar nisso: a música e o cérebro.

Para embasar sua fala, ele apresenta a teoria de que a música é o instrumento que pode fazer com que sejamos capazes de usar tanto o lado direito quanto o lado esquerdo do cérebro, sendo racionais e lógicos, mas também sensíveis e com um olhar mais amplo sobre as coisas. “Assim como em uma banda, cada trabalhador é um instrumento. Separadamente, é até possível que não vejamos muito a sua importância, mas juntos, fazemos a harmonia dar certo”, disse.

Em momentos descontraídos e emocionantes, Thedy falou sobre sua experiência como estagiário, das crises vividas pela banda, a superação de dificuldades e o desafio de manter um grupo unido e comprometido por mais de 30 anos. Logo após a palestra, Thedy Corrêa cantou e encantou o público presente, com algumas das músicas mais conhecidas do repertório da banda Nenhum de Nós.

O secretário da Educação, Emerson Antunes, destaca as ações da pasta. “Estamos fazendo investimentos na educação. Estamos ampliando nossas escolas, CDIs, e estamos equipando os nossos professores e alunos com as melhores tecnologias na educação. Queremos transformar a educação de Gaspar e preparar as nossas crianças para o mercado de trabalho. Que seja um ano letivo de muitas realizações”, pontua Antunes.

“Proporcionar momentos como esse para os nossos professores é fundamental. Mais do que profissionais, professores são instrumentos para a mudança que queremos ver em nosso município. Por isso, estamos fazendo a lição de casa, porque sabemos que valorizar os professores não é apenas um presente, mas nosso dever”, destaca o Prefeito Kleber Wan-Dall.

Educação x Saúde

Após atingir mais de 90% de imunização contra a poliomielite na população infantil em Gaspar, a secretaria de Saúde, agradeceu os profissionais da educação pelo empenho e também pela ajuda na busca ativa por crianças. O Zé Gotinha, ícone histórico da vacinação no país, compareceu no evento de volta às aulas e mostrou aos profissionais o certificado ‘Amigo da Criança’ pelo desempenho na Campanha de Vacinação contra a Pólio.

O secretário, Francisco Hostins Júnior, destaca o papel fundamental dos professores para os números avançados na vacinação. “Gostaria de agradecer a todos os professores, auxiliares, que nos ajudaram a vacinar as nossas crianças. Cada bilhete, aviso colado na agenda dos alunos, diretores que abriram as portas das escolas e CDIs, fizeram a diferença, sem vocês isso não seria possível”, pontua o secretário.

Além disso, durante o encontro, a secretaria de Saúde pediu auxílio dos profissionais da educação, para trabalhar em sala de aula a temática sobre a prevenção da Dengue no município, que segue com números altos de focos encontrados do mosquito.

Início das aulas

As aulas iniciam nesta quarta-feira, dia 8 em todas as unidades de ensino, com exceção do CDI Francisco Mastella. A unidade passa por reforma e, por questões de segurança, as aulas iniciam na segunda-feira, dia 13, após completa finalização e limpeza do local. “A empresa responsável pela obra trabalhou durante todo o período de recesso, inclusive nas festas de fim de ano e finais de semana. Além da reforma, a unidade também está sendo ampliada. Durante as vistorias nesta terça-feira, nossa equipe técnica definiu pelo adiamento para garantir que todas as crianças sejam atendidas com segurança”, informa o secretário Emerson Antunes.