Chuva aumenta preocupação com a dengue em Gaspar

Acúmulo de água parada pode causar a proliferação do mosquito

As chuvas dos últimos dias em Gaspar causaram alagamentos e deslizamentos em alguns pontos da cidade. No entanto, outro fator que preocupa a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, são os acúmulos de água durante esse período, que podem propiciar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da Chikungunya. Dados da Vigilância em Saúde desta sexta-feira, dia 20, indicam a identificação de 685 focos do Aedes aegypti. Além disso, o município registrou 62 casos de dengue e um caso de Chikungunya este ano.

Devido a esses números, a Secretaria de Saúde segue com ações de prevenção, como campanhas de conscientização da população, aplicação de inseticidas em áreas consideradas infestadas em Gaspar e treinamento da equipe de saúde.

A infestação de dengue não é um problema isolado e afeta diversos bairros da cidade. Sete bairros em Gaspar estão infestados pela doença, são: Centro, Bela Vista, Coloninha, Figueira, Santa Terezinha, Sete de Setembro e Margem Esquerda, todos com um grande número de focos.

É crucial que a população esteja atenta e tome medidas para evitar a proliferação do mosquito, uma vez que a dengue pode ser fatal em casos mais graves. Portanto, é fundamental que todos façam a sua parte para garantir a saúde e o bem-estar da comunidade.

O secretário de Saúde, Santiago Martin Navia, comenta sobre a situação da dengue em Gaspar. “O aumento no número de focos de dengue é um alerta para que todos estejam atentos e contribuam para a prevenção da doença. A colaboração da população é fundamental para que medidas eficazes de prevenção e combate à proliferação do mosquito sejam adotadas, assegurando a saúde e o bem-estar de todos. Estamos fazendo a nossa parte como poder público, mas precisamos muito da ajuda dos residentes de Gaspar neste momento”, destaca o secretário.

Sintomas da Dengue:

Febre alta (acima de 38,5°C);

Dores musculares intensas;

Dor ao movimentar os olhos;

Mal-estar;

Dor de cabeça;

Falta de apetite;

Manchas vermelhas na pele;

Cansaço.

O que fazer em caso de suspeita de dengue:

Procurar uma unidade de saúde;

Beber muito líquido, como água, sucos naturais e chás;

Evitar automedicação, pois pode causar complicações, como sangramentos;

Utilizar repelentes e roupas adequadas para se proteger de picadas de mosquitos;

Evitar água parada em recipientes, como vasos de plantas, garrafas, pneus, entre outros, pois eles são locais propícios para a proliferação do mosquito transmissor da dengue.

Conte com os agentes de Endemias

Atualmente Gaspar conta com 22 agentes de endemias, eles são responsáveis pela realização das vistorias nos arredores das residências e terrenos baldios, além de verificar se há recipientes que acumulem água, lixos, lonas, pneus que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue e outras doenças. Os profissionais também auxiliam na prevenção com as orientações aos moradores de Gaspar.
Conheça os agentes de endemias de Gaspar através do link:

Conheça os agentes de endemias – Município de Gaspar