Escola de Ensino Fundamental Professor Rudolfo Günther

A Escola de Ensino Fundamental Professor Rudolfo Günther está localizada na rua Gregório Schmidt, 50, ao lada da Capela Católica Nossa Senhora Aparecida, no bairro Gaspar Alto. Foi construída em 1972. Neste período a escola recebeu o nome Rudolfo Günther, em homenagem a um dos primeiros professores de Gaspar, que ainda era vivo e prestigiou a cerimônia de inauguração.

Antes desta data a escola era mantida por Blumenau e não há registros sobre sua denominação. O primeiro educandário funcionava em uma casa de madeira, com chão batido. As crianças escreviam com um tipo de giz em uma pedra e depois apagavam com um pano. Não havia cadernos. O professor, um suíço chamado Rodolfo Holleweger, ensinava em alemão. Os pais pagavam as aulas oferecidas com produtos como galinha, porcos e produtos da lavoura.

Após alguns anos esta escola fechou suas portas e, por volta de 1932, foi construída uma outra unidade escolar, nas proximidades onde mora atualmente o senhor Ricardo Krieger. Depois uma outra escola foi edificada em uma casa de madeira, onde hoje funciona o Posto de Saúde do bairro.

A escola do Gaspar Alto sempre teve dificuldades para contratar professores. Por se tratar de uma comunidade distante, o professor tinha que residir no bairro. Quando o antigo professor se aposentou, o educandário teve dificuldades em conseguir um novo educador. Foi então que o professor Onivaldo Ignaczuk começou a trabalhar na escola, passando a residir no bairro. Onivaldo iniciou suas atividades em 05 de agosto de 1987 e até hoje leciona na unidade.

Somente em 1992 é que foi construída a atual escola, ao lado da Comunidade Católica, sendo inaugurada em 11 de julho daquele ano, na gestão do prefeito Francisco Hostins.

As aulas funcionam no sistema multisseriado, onde o professor leciona para várias turmas em uma única sala de aula. O sistema é mantido, pois a comunidade é pequena e não possui alunos suficientes para fechar uma turma por sala. A escola atende crianças da Educação Infantil (Pré-II) e do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.