Escola de Ensino Fundamental Professora Ana Lira

Foi em uma pequena casa de madeira, construída por Zeca Rocha e Henrique Buchker, no bairro Alto Gasparinho, que a Escola de Ensino Fundamental Professora Ana Lira iniciou suas atividades, em 1930. Denominada na época de Escola Mista Municipal de Alto Gasparinho, o educandário tinha como professora Frida de Souza e Silva.

A casa ficava onde hoje funciona a fábrica de tubos e mourões HHS Artefatos de Cimentos. Nela estudavam poucas crianças, divididas nas turmas de primeira e segunda série. Depois de passar por estas turmas os alunos paravam de estudar, pois não existiam mais séries escolares na localidade.

Preocupados com a educação das crianças do Alto Gasparinho, os educadores decidiram, em 1937, iniciar as turmas de terceira série. Cerca de 40 alunos estudavam na escola neste período. Somente em 1958 é que foi formada a primeira turma de quarta série.

A unidade de ensino, hoje chamada de Escola de Ensino Fundamental Professora Ana Lira, só recebeu este nome em 1972, quando foi inaugurado um novo prédio escolar. O nome foi escolhido em homenagem a uma das professoras que iniciou o ensino na comunidade e por muitos anos dedicou-se na educação das crianças do local.

Em meados do ano 2000 o educandário foi edificado em um novo prédio, onde funciona atualmente. No local existem duas salas que são usadas para dar aulas. A secretaria da unidade, a sala de informática e a sala dos professores ficam numa parte cedida pelo posto de saúde, um prédio anexo ao terreno da escola. A biblioteca está localizada na própria sala de aula. Cada sala tem suas estantes com livros, onde a professora é responsável pelo empréstimo deles.

O educandário possui um grande pátio, onde foi construída uma quadra para prática esportiva. No ano de 2011 houve a cobertura da quadra. No local também há um parque infantil, que foi recebido como prêmio em um concurso de horta escolar. 

Hoje o educandário oferece aulas de pré-escolar ao 5º ano, no sistema multiseriado, onde duas turmas têm aula em uma mesma sala, com uma única professora. Além das aulas normais, a escola oferece aulas de informática e mosaico para os alunos