Centro de Desenvolvimento Infantil Cachinhos de Ouro

O Centro de Desenvolvimento Infantil Cachinhos de Ouro foi inaugurado no dia 19 de fevereiro de 1990, na rua Guilherme Sabel, bairro Figueira, por meio de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Gaspar e a Associação de Moradores do bairro. O CDI recebeu o nome “Cachinhos de Ouro” em uma votação realizada pelas crianças e educadoras do Centro, por meio de várias histórias contadas.

No início de 1999, a direção do CDI e lideranças do bairro reuniram-se para agilizar a construção de uma nova estrutura para o Centro. Depois de várias reuniões, em outubro do mesmo ano, foi assinado um convênio pela Prefeitura em parceria com a empresa TBG (Transportes Brasileiros de Gasoduto Brasil/Bolívia) para a edificação da nova sede.

No ano de 2000, a construção do Centro foi concretizada, onde se localiza hoje o CDI Cachinhos de Ouro, na rua Helena Augusta Gaertner. A partir deste ano, com a ampliação da estrutura física do CDI, aumentou-se significativamente o número de crianças e consequentemente o de funcionários.

Hoje, as crianças do CDI são atendidas dentro de uma divisão de faixas etárias, distribuídas em turmas. O Centro atende crianças de zero a seis anos. Por meio de determinação judicial, o CDI Cachinhos de Ouro recebe crianças residentes no Abrigo “Sementes do Amanhã”, conhecido popularmente como Casa Lar.

Em 2013 o centro recebeu duas novas salas de aula, pátio coberto e três sanitários infantis, sendo um deles adaptado para deficientes, totalizando uma nova área de mais de 270 m². Também foi reformada a cozinha e realizada a pintura do prédio, todos com recursos da Secretaria de Educação. A inauguração ocorreu em março de 2013.

O horário de funcionamento do CDI é das 6h30 às 18h. As crianças frequentam os seguintes períodos: integral, das 6h30 às 18h; intermediário, das 6h30 às 14h30; matutino, das 6h30 às 12h e vespertino, das 12h às 18h.