Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler)

O Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura) foi criado em 1992 e é coordenado pela Fundação Biblioteca Nacional – Ministério da Cultura. Em 1996 teve sua reorientação, procurando contemplar a variedade e a diversidade das práticas brasileiras de promoção da leitura em todo país, refletindo anos de experiências e estudos dos profissionais que atuam na área. É uma proposta de âmbito nacional, articulada por múltiplos parceiros (instituições/entidades) oficiais ou não governamentais, pessoas profissionais, agentes e promotores da leitura.

O Proler tem por finalidade contribuir para a ampliação do direito à leitura, promovendo condições de acesso a práticas de leitura e de escrita críticas e criativas. Isto implica articular a leitura com outras expressões culturais, propiciar o acesso à materiais escritos, abrir novos espaços de leitura e integrar as práticas de leitura aos processos educacionais, dentro e fora da escola. Tornar a prática de leitura mais presente no cotidiano escolar é uma tarefa fundamental para um projeto político cuja meta é formar cidadãos leitores. A escola e a biblioteca são, nesse processo, instituições imprescindíveis e complementares, mas o aprendizado da leitura transcende a alfabetização.

Os Comitês Proler são entidades sem fins lucrativos, compostos por um coordenador e profissionais envolvidos com leitura – professores, pesquisadores, escritores, dirigentes – pertencentes a diversas instituições. Atuam na implementação das atividades de práticas leitoras, na formação de agentes de leitura, na valorização e utilização de bibliotecas públicas e escolares. 

Uma das vertentes mais procuradas é o Programa de Formação Continuada, com cursos para professores, agentes de biblioteca, bibliotecários, animadores culturais e promotoras de leitura, via internet, por meio do link http://www.proler.com.br/.

Durante anos, o município de Gaspar esteve vinculado ao Comitê Regional do Proler em Blumenau, que concentra suas ações no incentivo à leitura e na formação de mediadores de leitura, por meio de Ciclos de Palestras e de Oficinas. O Comitê de Blumenau já realizou diversas ações, sendo que grande parte delas continuam a ser promovidas, como o Circuito de Literatura Nacional e o desmembramento de novos Comitês do Proler, como é o caso de Gaspar. Hoje integram o Comitê Regional do Proler os municípios de Blumenau, Brusque, Indaial, Pomerode e Timbó. Desde 2013 o município de Gaspar tem seu próprio Comitê do Proler.

Grupo Amigos da Leitura

Amigos da Leitura é um grupo de estudos formado por educadoras que se dedicam aos estudos sobre leitura, literatura, livros e formação de leitores. O grupo acredita que a prática da leitura tem importância fundamental para a formação de uma sociedade diferenciada, capaz de interagir e intervir de forma consciente e participativa, questionando, sugerindo e propondo soluções nas mais diversas situações do cotidiano.

O grupo organiza o Café Conto e Poesia, a Semana Nacional do Livro, a Feira do Livro e a formação de agentes de leitura e de bibliotecas escolares municipal em Gaspar. 
 

Coordenadora do Comitê do Proler: Professora Lúcia Kistner
E-mail: prollerbiblioteca@gaspar.sc.gov.br